“Tavira, Património e Artes” leva Vivaldi e Piazzolla à Igreja do Carmo

Os concertos “As Quatro Estações”, de Antonio Vivaldi, no dia 17 de Março, às 21h30, e “Em torno das Estações […]

Os concertos “As Quatro Estações”, de Antonio Vivaldi, no dia 17 de Março, às 21h30, e “Em torno das Estações – Vivaldi e Piazzola”, no dia 18, à mesma hora, são duas iniciativas do programa “Tavira, Património e Artes” e vão realizar-se na Igreja do Carmo.

Quanto ao repertório de barroco de Vivaldi, este será interpretado pelas Damas de São Carlos, uma orquestra de cordas camerística constituída por elementos da Orquestra Sinfónica Portuguesa e Cravo.

O programa, sob direção de Veliyana Hristova, tem o seguinte alinhamento: concerto número 1 em mi menor, RV 269 – Primavera, concerto número 2 em sol menor, RV 315 – Verão, concerto número .3 em fá Maior, RV 293 – Outono e concerto número 4 em fá menor, RV 297 – Inverno.

Já no domingo, dia 18,o momento musical estará a cargo do Trio Constrati, num concerto que terá violino, contrabaixo e harpa. O programa contempla as peças: La Primavera – Antoni Vivaldi, Verão Porteño – Astor Piazzolla, L’Estate – Antoni Vivaldi, Outono Porteño – Astor Piazzolla, L’Autunno – Antoni Vivaldi, Inverno Porteño – Astor Piazzolla, L’Inverno – Antoni Vivaldi e Primavera Porteña – Astor Piazzolla.

Os quatro concertos para violino de Vivaldi – que se encontram entre as peças de música mais famosas da Humanidade – representam a natureza e a doçura das amenas temperaturas da Primavera até à inquietação do frio do Inverno.

Já as Quatro Estações de Astor Piazzolla foram escritas, entre 1964 e 1970, em Buenos Aires e compostas, no seu original, para quinteto. Conhecidas como porteñas, enquanto referência ao Porto de Buenos Aires, são impregnadas de elementos do folclore argentino, da música europeia e dos ritmos de jazz, retratando o passar do tempo, das estações, e do fluxo da vida quotidiana.

Comentários

pub