Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Sul InformaçãoO PSD acusa o Governo de querer «lançar às escondidas» contratos de prospeção e exploração de petróleo e gás natural no Algarve.

Em comunicado, os social-democratas lembram que estão «em vigor», «contratos de 2007, 2011 e 2015, sendo que o de 2007 avança agora para a fase de prospeção, matéria que tem sido amplamente discutida e que é controversa na região».

Mais grave, acusa o PSD, é que o executivo de António Costa esteja «a convidar investidores» para a exploração de hidrocarbonetos, «através de documentos secretos e não acessíveis aos cidadãos».

jf-quarteira

De acordo com os social-democratas, a prova disso é uma apresentação da IGCP – Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública, «cuja finalidade é atrair investidores para a colocação de dívida pública e para investir no país», preparada pelo Ministério do Mar, em inglês.

Para o PSD, as «proclamações», tanto do Governo PS, como dos partidos que o apoiam, «em particular o Bloco de Esquerda», que têm «manifestado a intenção de não proceder à celebração de contratos de concessão de prospeção e exploração de petróleo e gás natural, fosse em terra ou no mar», contrastam «flagrantemente com os atos».

Segundo o deputado social-democrata Cristóvão Norte, «pela frente, o Governo e esses partidos dizem aos cidadãos o que muitos querem ouvir, pelas costas, sem transparência e clareza, desacreditando a sua palavra, montam uma mega operação para celebrar mais concessões no Algarve, tanto em terra, como no mar, e, por absurdo, até sobre os locais em que tinham rescindido o contrato com a PortFuel».

Assim, os deputados algarvios do PSD Cristóvão Norte e José Carlos Barros já exigiram esclarecimentos ao Governo, «para que se ponha cobro a este grosseiro logro e se diga, com verdade e seriedade, quais são as intenções».

 

Veja imagens da apresentação da IGCP para atrair investidores na área dos hidrocarbonetos:

recrutamento zoomarine 2025
teatro das figuras

Também poderá gostar

raimundo cdu

Podcast Voz da Campanha: A esquerda, a estratégia e agricultura

Foto: Miguel A. Lopes/Lusa

Podcast Voz da Campanha: Na cidade onde as ruas não têm nomes

Foto: Luís Forra/Lusa

Legislativas: Mortágua usa habitação como trunfo para captar eleitores do Chega no Algarve