Projeto algarvio Straw Patrol vence menção especial da 8ª edição do Prémio Terre de Femmes Portugal

Carla Lourenço, bióloga marinha no CCMar – Centro de Ciências do Mar na Universidade do Algarve, recebeu, no passado sábado, […]

Carla Lourenço, bióloga marinha no CCMar – Centro de Ciências do Mar na Universidade do Algarve, recebeu, no passado sábado, dia 4 de Março, uma menção especial do Prémio Terre de Femmes da Fundação Yves Rocher, pelo projeto de sensibilização ambiental «Straw Patrol: Educar, Reduzir, Proteger».

O projeto «Straw Patrol», que começou em Janeiro de 2016 no Algarve, visa sensibilizar as populações para a problemática do lixo marinho, especialmente para a poluição causada por plásticos e pretende despertar a mentalidade ecológica de cada um, levando a melhores práticas ambientais e à proteção dos ecossistemas marinhos.

O trabalho do projeto «Straw Patrol» assenta na educação ambiental, através de palestras sobre o lixo marinho em escolas e em eventos públicos, mas passa também pela proteção dos ecossistemas aquáticos através de limpezas costeiras.

Carla Lourenço a receber o prémio

Em pouco mais de um ano, o projeto já promoveu 22 palestras que chegaram a cerca de 660 estudantes, e ainda nove limpezas de praia, que contaram com a ajuda de mais de 300 voluntários que recolheram mais de 600 quilos de lixo, num total de mais de 16 mil objetos recolhidos.

Televisões, microondas, cadeiras, partes de automóveis foram alguns dos artigos recolhidos pelos voluntários. No entanto, cerca de 50% do lixo recolhido corresponde a artigos plásticos, como sacos, garrafas, tampas, embalagens de alimentos e palhinhas.

O prémio Terre de Femmes visa distinguir mulheres que se destaquem e promovam a proteção do ambiente e em 16 anos já recompensaram 350 mulheres em 50 países, investindo no total mais de 1,8 milhões de euros.

Com a atribuição deste prémio, Carla Lourenço conseguirá levar o projeto a muitas outras escolas do Algarve e Alentejo litoral e assim sensibilizar centenas de estudantes para a necessidade da proteção dos oceanos.

Comentários

pub