O contrabando cultural já anda à solta em Alcoutim

A ponte pedonal que permitirá passar, a pé seco, de Alcoutim até Sanlúcar, do outro lado do Guadiana, já está […]

A ponte pedonal que permitirá passar, a pé seco, de Alcoutim até Sanlúcar, do outro lado do Guadiana, já está instalada e são muitos os que a olham sem esconder a vontade de se fazer ao caminho. Afinal, esta é a primeira vez que tal é possível e tudo graças ao Festival do Contrabando, que começou hoje, dia 24 de Março, e dura até domingo, dia 26, em Alcoutim e Sanlúcar.

O primeiro dia de evento foi dedicado a perceber melhor o que foi o contrabandismo e a fazer o enquadramento histórico de uma atividade que, apesar de ilícita, era um modo de vida na raia do Baixo Guadiana e, muitas vezes, o único caminho para evitar a miséria.

Aliás, é o legado histórico e não a ilicitude da atividade do Contrabando que se está a assinalar e festejar, ao longo de três dias.

A partir de amanhã, dia 25 de Março, haverá uma forte componente de animação, com figurantes a andar pela rua trajados a rigor, fazendo lembrar os tempos em que a travessia clandestina do rio era um modo de vida para muitos e colocava de lados opostos de uma barreira imaginária mochileiros e guardas fiscais, embora, em alguns casos, ambos até tivessem laços familiares.

Clique aqui para conhecer o programa do Festival do Contrabando

 

Fotos: Hugo Rodrigues | Sul Informação

Comentários

pub