Nuvens, chuva e vento cá pelo Sul ao longo do fim de semana

via GIPHY Céu muito nublado, com abertas durante a tarde é a previsão do Instituto Português do Mar e da […]

via GIPHY

Céu muito nublado, com abertas durante a tarde é a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para esta sexta-feira, dia 3 de Março.

Segundo o site Meteofontes, a superfície frontal que está a afetar o território irá deslocar-se agora para Este, chegando às restantes partes do Continente.

Após a sua passagem, haverá um regime de aguaceiros durante o resto da manhã e tarde, que poderão ser pontualmente fortes e acompanhados de trovoada e granizo, principalmente no Norte e Centro do país, sendo mais esporádicos aqui no Sul.

Nas regiões do interior Norte e Centro, ainda segundo o Meteofontes, deverá nevar acima dos 600/800 metros de cota (há um Aviso Amarelo em vigor), podendo haver acumulados significativos em alguns locais. Um dos locais mais a sul onde poderá nevar é na serra de S. Mamede (Portalegre).

O vento sopra moderado a forte de Sul, com rajadas até aos 80km/h nas terras altas (Aviso Amarelo em vigor).

No mar, há ondulação de Sudoeste, a aumentar para os 2,5 metros na costa Sul, e de Noroeste, a aumentar para os 4 a 5 metros na costa Ocidental (Aviso Amarelo em vigor).

As temperaturas irão descer, principalmente durante a tarde de hoje e a madrugada de sábado.

Para amanhã, sábado, 4 de Março, e de acordo com a animação em anexo (clicar na imagem acima para ver a animação), prevê-se novo agravamento durante a madrugada, com um novo núcleo depressionário a colocar-se junto ao Centro do Continente e trazendo consigo períodos de chuva por vezes forte e acompanhada de trovoada e vento forte, com especial destaque na área localizada entre a Grande Lisboa, Setúbal, Ourique, Beja e Évora (de acordo com o modelo acima), prevendo-se também chuva aqui para o Algarve (moderada a forte), e mais fraca a Norte.

«Dependendo da exata posição da depressão, a área atrás referida poderá sofrer alguns pequenos ajustes», acrescenta o Meteofontes.

Haverá também queda de neve acima dos 800 metros nas zonas do interior Norte e Centro.

A partir do início da tarde de sábado, a situação deverá melhorar significativamente, com diminuição da chuva e de nebulosidade, especialmente aqui no Sul.

Domingo será um dia com alguma nebulosidade e chuva fraca um pouco por todo o Continente, intercalada com boas abertas a Sul.

Tendo em conta a previsão meteorológica, sugere-se a tomada das devidas precauções no sentido da salvaguarda de pessoas e bens, e o acompanhamento dos avisos e comunicados das entidades oficiais.

Comentários

pub