Muito teatro, mas não só, no intenso programa do Auditório de Albufeira para Março

Teatro para várias idades e gostos, música e cinema são algumas das expressões artísticas que vão passar pelo palco do […]

Teatro para várias idades e gostos, música e cinema são algumas das expressões artísticas que vão passar pelo palco do Auditório Municipal de Albufeira, ao longo do mês de Março. A sala de espetáculos albufeirense sugere um programa com muitas iniciativas, que terá como um dos pontos altos a 10ª edição do Festival Internacional de Teatro de Albufeira.

No programa do Festival T de 2017, que vai decorrer de 23 a 27 de Março, «a cultura russa está em destaque, numa evocação à Revolução de 1917, assim como o Milagre de Fátima e o degredo no Algarve», segundo a Câmara de Albufeira, que cofinancia a iniciativa organizada pela Companhia de Teatro Contemporâneo (CTC) em conjunto com o programa «365 Algarve».

No dia 23, uma quinta-feira, o festival abre com uma homenagem ao ator algarvio Rui Cabrita, que faleceu recentemente, pela voz do escritor e performer poético Luís Ene. Segue-se a apresentação da peça «O Sal de Marim», pela CTC. No dia seguinte, sobe ao palco a peça «O menino da Burra», uma produção independente de Luís Campião (21h30).

No fim-de-semana, o programa intensifica-se e haverá mais do que uma sessão por dia. No dia 25, sábado, será apresentada a performance poética evocativa do Centenário do Futurismo «Como SERejas», às 18h00, seguindo-se a peça «A noite antes da Floresta», pelo Teatro Estúdio Fontenova, às 21h30. No dia 26, o espetáculo «A galinha dos ovos coloridos», pelo grupo Fera Cultural, sobe ao palco às 11h00, seguindo-se, às 17h00 e às 21h30, a peça «As três irmãs», pelo «UmColetivo», que recebeu a distinção de Melhor Espetáculo e de Melhor Atriz do Ano da TimeOut.

O Festival Internacional de Teatro de Albufeira encerra a 27 de Março, Dia Mundial do Teatro, com a peça «O Milagre», pela CTC. O espetáculo, marcado para as 21h30, conta com a participação especial do Coro de São Bruno, de Oeiras. Também se irá falar sobre teatro «com uma mensagem alusiva à data» e atribuídos os Prémios Vicente de Teatro a atores e agentes locais.

Antes do Festival T começar, há muito para ver no Auditório de Albufeira. No sábado, dia 4 de Março, decorre a 1ª eliminatória do Festival de Artes, em que jovens algarvios vão poder mostrar o seu talento nas modalidades de música (instrumento), canto e dança (moderna, clássica e tradicional). A segunda eliminatória realiza-se no dia 11 e a grande final está marcada para 18 de Março. Os espetáculos têm sempre início marcado às 16h00.

O cinema também vai ter lugar no auditório, com filmes dirigidos aos mais pequenos. No domingo, dia 5, às 15h30, será exibido o filme «Ovelhas e Lobos». A 19 de Março, à mesma hora, os mais pequenos poderão ver «Uma Aventura no Jurrásico».

No dia 12, o programa é dirigido às famílias, com o teatro musical «Alice no País das Maravilhas» a subir ao palco às 15h30.

No dia 30 de Março, e já depois do muito teatro que será proporcionado pelo Festival T, o Auditório de Albufeira acolhe a XXVI Grande Gala Internacional do Acordeão. O espetáculo, que começa às 21h00, contará com Jérémy Lafon – França (Campeão do Mundo), Pietro Adragna – Itália (Campeão do Mundo), Jorge Alves, Rodrigo Maurício, Pedro Gonçalves e Francisco Saboia.

Os bilhetes para o Festival T e para a Gala de Acordeão podem ser adquiridos no CIAC e na Biblioteca Municipal Lídia Jorge (dias úteis das 9h00 às 16h00) e no Auditório Municipal de Albufeira, no dia do espetáculo das 19h30 às 21h15.

A programação do mês encerra dia 31 de Março, às 21h30, com o 3º concerto GAJ que irá trazer até ao Auditório Municipal de Albufeira o cantautor português Filipe Pinto, vencedor da edição de 2009 do programa de talentos “Ídolos”. O algarvio Vítor Bacalhau Irá ficar responsável pela primeira parte do espetáculo.

Comentários

pub