José Alegre leva guitarra portuguesa ao Museu Municipal de Olhão

  O guitarrista José Alegre vai atuar no Museu Municipal de Olhão esta sexta-feira, 3 de Março, às 17h00. O […]

 

O guitarrista José Alegre vai atuar no Museu Municipal de Olhão esta sexta-feira, 3 de Março, às 17h00. O músico vai apresentar o concernto “Retratos de Alma Caminhos da Guitarra Portuguesa”.

Segundo explica a Câmara de Olhão, nesta apresentação, «o público é convidado a embarcar numa viagem sonora imaginária pelos vários universos da guitarra, desde a sonoridade romântica e cheia de dramatismo da guitarra coimbrã até ao trinado dos guitarristas de Lisboa mais ligados à tradição fadista».

Além das duas guitarras e escolas referidas, «será também apresentado o guitolão, guitarra portuguesa barítono, instrumento do qual só existem três exemplares, idealizado por Carlos Paredes e construído pelo mestre Luthier Gilberto Grácio».

No espetáculo será executado repertório da autoria de Gonçalo, Artur e Carlos Paredes, José Nunes, Casimiro Ramos e Custódio Castelo, bem como temas originais, música antiga e mediterrânica.

José Alegre nasceu em Lisboa, em 1963, e iniciou o seu trajeto musical de forma autodidata nos primeiros anos da adolescência. A Câmara de Olhão diz que o artista «considera a música como um mundo aberto e sem fronteiras, repartindo a sua prática por vários instrumentos, e os seus interesses por áreas tão diversas como a música histórica, o rock, o fado, a música tradicional portuguesa e muitas outras formas étnicas com que se cruza».

Em 1997, concluiu os estudos de guitarra clássica no Conservatório Regional do Algarve. Iniciou-se na guitarra portuguesa em 2002 com o guitarrista Miguel Drago mas, a partir de 2005, passa a trabalhar com regularidade com o guitarrista e compositor Pedro Caldeira Cabral, numa perspetiva mais abrangente.

Em Setembro de 2008, inicia os seus estudos na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco onde conclui a primeira licenciatura em guitarra portuguesa orientada pelo músico, compositor e produtor Custódio Castelo.

Atualmente frequenta o Mestrado em Ensino de Música, variante Instrumento e Música de Câmara, e leciona guitarra portuguesa nos conservatórios de Portimão, Lagoa e Loulé.

Este concerto tem o apoio do Município de Olhão e integra a programação do 365 Algarve,

Comentários

pub