Jacinta Carvalho e a CJ Decor: ser mulher no mercado das empresas

«Obrigada a crescer». É assim que a empresária Jacinta Carvalho explica o momento de expansão do seu negócio CJ Decor, […]

«Obrigada a crescer». É assim que a empresária Jacinta Carvalho explica o momento de expansão do seu negócio CJ Decor, decoração de interiores, na cidade de Lagos.

Ela é mulher, esposa e mãe, a caminho de 17 anos de loja aberta ao público na área de decoração de interiores. Numa altura em que poucas lojas havia, em Lagos, Jacinta Carvalho destacou-se com a presença de um espaço de média dimensão.

Foi uma aventura numa área nova, mas a vontade de se realizar profissionalmente e ter independência fê-la enveredar por um negócio de conta própria. Investimento feito e vontade de prosseguir contribuíram para que aprendesse sobre o tema e se munisse das ferramentas para trabalhar. Formações, participação em feiras nacionais e internacionais permitiram que a CJ Decor desse os passos necessários para crescer e se tornar sustentável. Dezasseis anos depois, a “menina dos seus olhos” continua a surpreendê-la e não pára de crescer.

«Concretizar sonhos» é o lema da empresa, que todos os dias se empenha em tornar realidade a casa dos sonhos de cada cliente.

Este mote aplica-se não só ao serviço que presta, mas também a concretizar os seus. Quando celebrou 15 anos de loja, Jacinta tinha um sonho: «gostaríamos de adquirir um armazém para libertar espaço na loja, desenvolver o serviço personalizado com apresentação de projetos 3D e continuar a investir nos recursos humanos». Um ano e meio depois, a loja prepara-se para apresentar a concretização deste sonho.

Neste último ano, foi adquirido um armazém com 650 metros quadrados, que, além de armazenar, passa a ser também local de trabalho para as áreas de confeção e estofos.

A área de exposição da loja foi aumentada, bem como os recursos humanos, agora com mais três colaboradores. Mais recentemente, uma maior oferta para o cliente passou a ser disponibilizada, com serviços especializados e parceria com duas marcas de renome nacional e internacional: Laskasas e Dôme Deco.

«E tudo… tão rápido. Não queria um armazém tão grande, mas as oportunidades surgem no caminho, a proposta apresentou-se boa e foi aproveitar, oito meses depois de ter manifestado a vontade de ter um armazém, estava a comprá-lo», confessa Jacinta, com um misto de satisfação e de preocupação, por ter sido «forçada» a avançar mais rápido.

O aumento de clientes e do volume de vendas em 25% tornaram urgente a necessidade de melhorar a qualidade de serviço e da resposta ao cliente. Juntamente com a pressão dos filhos («mãe, tens de crescer», tudo isso fez com que a empresária respirasse fundo e se pusesse em movimento para construir novas respostas.

E, mais uma vez, as oportunidades foram surgindo, quando um dos seus principais vendedores lhe abriu o caminho para a representação exclusiva de marcas na região e para fortalecer parcerias.

E assim surge a Laskasas, marca portuguesa que fabrica mobiliário personalizado, com propostas inovadoras na área da decoração, com tempo de resposta, assistência e qualidade desejadas. A CJ Decor torna-se a loja oficial da Laskasas em todo o Algarve.

A Dôme Deco surge também como referência no mobiliário e decoração de linhas modernas, de renome internacional. As montras da loja vão crescer com estas duas marcas, que vão dar um brilho diferente ao espaço, continuando a haver uma área com todas as outras marcas representadas pela CJ Decor.

E com a experiência consolidada de mercado destas duas marcas, a empresa de Lagos vai apresentar maior variedade e um serviço mais personalizado. Já têm comercial na rua, a ir à casa dos clientes de forma mais presente e consistente, e a aposta passa também por abrir portas de forma mais sustentada ao mercado horeca (hotéis, restaurantes e bares), que têm vindo a trabalhar a pouco e pouco e agora com uma oferta mais especializada.

 

E por detrás desta grande mulher, estão três homens, o marido e dois filhos, que a desafiam e apoiam no crescimento. «Não foi fácil ser mãe e gerir o negócio, muitas vezes abdiquei do tempo destinado para estar com eles em prol do trabalho e para passar tempo fora, em feiras de decoração, deixando-os com vontade de virem também. Algumas vezes acompanharam-me e comportavam-se lindamente, pois era uma alegria estarem presentes», partilha Jacinta Carvalho, confessando que nem sempre foi fácil o equilíbrio entre vida familiar e profissional.

Mas hoje, com um filho na Universidade de Lisboa e o outro formado em Engenharia Civil a trabalhar no Reino Unido, a ida às feiras tornou-se o pretexto para juntar a família e o momento ideal para tirar mais uns dias para descansar. E o entusiasmo com que insistem para que Jacinta continue a crescer fá-la renovar constantemente a motivação para investir.

«Ainda que não seja fácil chegarmos a um consenso, pois temos diferentes perspetivas e ambições, fazemos questão de acompanhar de perto todas as decisões da CJ Decor. Queremos continuar o negócio da mãe», dizem orgulhosos os filhos.

Por seu lado, Jacinta, entre risos, diz que «é preciso uma grande dose de paciência para ser mulher com três homens por trás», pois a seu cargo ficam as decisões financeiras, garantir a sustentabilidade e estar presente no dia-a-dia a encarar todos os desafios e dificuldades.

«Crescer implica mais responsabilidades e ter capacidade para dar resposta», desabafa a empresária, consciente dos passos que está a dar e da longa caminhada até aqui.

E se o apoio incondicional da família é uma das chaves de sucesso desta empresária, a equipa é também chave essencial para a empresa que tem hoje.

Para mais porque se trata de uma equipa motivada e empenhada em fazer o que ama de paixão. «Ter o poder de realizar os meus objetivos profissionais, criar ambientes decorativos com conceitos diferentes, é um grande estímulo para me manter motivada e sentir que sou recompensada pelo meu trabalho», partilha Vanda Pacheco, uma das colaboradoras mais antigas da loja.

Miguel Dentinho, uma das aquisições recentes da empresa, partilha o mesmo entusiasmo: «tenho vontade de cumprir com os objetivos da empresa e o ambiente de interajuda e colaboração, desafiam-me a dar o meu melhor».

Quando lhe perguntam pelo futuro, Jacinta Carvalho respira e refere: «é preciso caminhar com calma, é importante a qualidade e a alta performance do serviço que prestamos. É muito fácil pedir, mas ir cumprindo objetivos no curto prazo, traz sustentabilidade». Por isso, o seu objetivo é «consolidar o nosso mercado e continuar a ir a novas feiras internacionais», para ficar sempre a par das novidades e das últimas tendências.

Ainda a ultimar os últimos detalhes, no dia 17 de Março, às 17h00, a CJ Decor abre as portas ao público, com espaço renovado e muitas novidades. Fica o convite para acompanharem esta mulher que surpreende a cada passo no seu negócio.

A loja da CJ Decor situa-se na Rua Dr. Paulo Jorge L. Godinho, Lote 7 Loja D, em Lagos.

Comentários

pub