Grupo de cidadãos «Faro à Conversa» promove debate em movimento sobre andar de bicicleta em segurança

«Andar de bicicleta em Faro em segurança – Do desejo à concretização» serve de mote para o «debate em movimento» […]

«Andar de bicicleta em Faro em segurança – Do desejo à concretização» serve de mote para o «debate em movimento» que o grupo informal de cidadãos Faro à Conversa organiza no próximo domingo, dia 2 de Abril, às 15h00, com ponto de encontro na rampa de entrada do Teatro das Figuras, em Faro.

Depois de duas iniciativas públicas do “Faro à Conversa” para identificar temas relevantes para a cidade (a 6 de Novembro) e definir a prioridade desses temas (a 14 de Janeiro), concluiu-se  que «a mobilidade sustentável é a questão que mais preocupa os cidadãos de Faro».

Neste contexto, depois de uma iniciativa com especialistas desta temática no dia 18 de Fevereiro, este será o segundo de três encontros dedicados ao tema da mobilidade, organizados pelo grupo informal de cidadãos Faro à Conversa.

«A questão particular da mobilidade em bicicleta foi igualmente identificada como uma temática de interesse e preocupação transversal, e extremamente atual, pelo que é contemplada no Plano Municipal de Mobilidade e Transportes de Faro (PMT), e a nível governamental, no Plano Nacional para a Promoção da Bicicleta e Outros Modos de Transporte Suaves», salienta o grupo.

A iniciativa de domingo próximo, num primeiro momento, contará com a presença e intervenções de Mário Alves, especialista em transportes e mobilidade

Num segundo momento, e tomando como base os planos referidos, a organização desafia os cidadãos a um «debate em movimento», num «percurso de bicicleta que ligará os pontos nevrálgicos da vida ativa da cidade, que permita uma reflexão conjunta sobre soluções viáveis para uma circulação segura».

O percurso e o debate em movimento terminarão num lanche-convívio, no Passeio Ribeirinho, com a ria como pano de fundo.
«Convidamos assim, todos, a virem passear (tragam bicicleta), debater, partilhar ideias e opiniões sobre como criar condições de utilização de bicicleta em segurança…no sentido de, eventualmente, preparamos o contributo de todos os participantes para o PMT que estará brevemente em consulta pública».

O convidado Mário Alves é engenheiro civil, júri do indicador de mobilidade ECOXXI (que visa a identificação e o reconhecer as boas práticas de sustentabilidade desenvolvidas ao nível dos municípios portugueses), secretário-geral da Federação Internacional de Peões, bem como presidente da Estrada Viva – Liga de Associações pela Cidadania Rodoviária, Mobilidade Segura e Sustentável.

É ainda membro do painel de especialistas da Direção-Geral de Energia e Transportes da Comissão Europeia e foi consultor do Plano Nacional de Promoção da Bicicleta e outros Modos Suaves em Portugal.

O grupo informal «Faro à Conversa» apresenta-se: «Como cidadãos de Faro temos de nos assumir como responsáveis por este nosso cantinho à beira-mar plantado.
Acreditamos que para responder aos desafios atuais, urge alimentar processos de mudança de forma colaborativa e participada.
Juntos temos a capacidade e o poder de gerar essas mudanças.
Reconhecemos que não temos todas as respostas e que temos muitas interrogações.
Estamos conscientes que devemos encontrar novas formas de intervenção enquanto comunidade.
Desafiamo-nos a despertar iniciativas experimentais de democracia participativa e de cooperação entre cidadãos.
Precisamos de assumir este compromisso com Faro».

Comentários

pub