Grande Prémio de Literatura APE/CM Loulé está de volta

O Grande Prémio de Literatura da Associação Portuguesa de Escritores/Município de Loulé está de volta para a sua segunda edição, […]

O Grande Prémio de Literatura da Associação Portuguesa de Escritores/Município de Loulé está de volta para a sua segunda edição, sendo que quem quiser participar pode fazê-lo até dia 15 de Março.

Este ano serão admitidas a concurso livros publicados em 2016, escritos em português, de um autor português, e que sejam a primeira edição em Portugal, nos domínios ou da crónica ou dos dispersos literários reunidos em volume.

A direção da Associação designará três elementos que constituirão o júri e que, no prazo de 30 dias, irão decidir quem é o vencedor. O autor que for galardoado vai receber o prémio, de 10 mil euros, no dia 25 de Maio, numa cerimónia pública em Loulé, integrada nas comemorações do Dia do Município.

Esta iniciativa conjunta do Município de Loulé e da Associação Portuguesa de Escritores surge no âmbito do protocolo de cooperação celebrado entre as duas entidades, em 2014, que tem como objetivo «divulgar a literatura e os autores portugueses. Por outro lado, pretende-se promover nas escolas e/ou espaços culturais do concelho de Loulé um programa de iniciativas com os autores premiados».

Na primeira edição, na qual concorreram cerca de meia centena de obras, o livro “Que coisa são as nuvens”, de José Tolentino Mendonça, foi o vencedor.

Os interessados deverão enviar cinco exemplares do livro publicado à Associação Portuguesa de Escritores (Rua de S. Domingos à Lapa, 17 – 1200-832 Lisboa), destinados aos membros do júri e à Biblioteca.

Comentários

pub