Faro, Loulé, Lagoa e Portimão vão aderir à “Hora do Planeta”

Faro, Loulé, Lagoa e Portimão vão aderir à “Hora do Planeta”, que se assinala das 20h30 às 21h30 deste sábado, […]

Faro, Loulé, Lagoa e Portimão vão aderir à “Hora do Planeta”, que se assinala das 20h30 às 21h30 deste sábado, dia 25 de Março. O arco da Vila, em Faro, e as muralhas do Castelo de Loulé vão ter as luzes apagadas.

Também na capital do Algarve, irão ser desligadas as luzes do Largo da Sé, do Jardim Manuel Bivar, do Edifício dos Paços do Concelho e do Edifício do Governo Civil.

Já em Lagoa, a Câmara Municipal irá desligar as luzes dos espaços públicos, convidando a «população a fazer o mesmo nas suas residências e estabelecimentos privados».

A “Hora do Planeta” é uma iniciativa global ambiental do World Wild Fund for Nature (WWF), fundado em 1961, que convida indivíduos, empresas, governos e comunidades a desligarem a luz durante uma hora.

O evento tem como embaixadores personalidades como Leonor Poeiras, Nuno Markl ou Diana Bouça-Nova. Além disto, no Parque Eduardo VII, em Lisboa haverá o evento oficial da “Hora do Planeta”, com o concerto solidário à luz de velas, a partir das 20h00, com vozes como Raquel Tavares, Matias Damásio, Tiago Bettencourt, André Sardet, Tito Paris, Samuel Úria, Enoque e Janeiro. Os lucros deste concerto revertem para a WWF e para os seus projetos em Portugal.

Quanto a concelhos alentejanos, Cuba e Ferreira do Alentejo são os representantes, por agora, do distrito de Beja. Em Ferreira do Alentejo, a Igreja Nossa Senhora da Conceição terá as luzes apagadas.

No total são 101 os concelhos que já aderiram a esta “Hora do Planeta”: Abrantes, Águeda, Alfandega da Fé, Almeirim, Alvito, Amarante, Anadia, Angra do Heroísmo, Ansião, Avis, Barcelos, Batalha, Benavente, Boticas, Bragança, Cabeceiras de Basto, Cadaval, Calheta, Castelo de Paiva, Celorico da Beira, Chamusca, Chaves, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Coruche, Corvo, Cuba, Elvas, Espada à Cinta, Esposende, Faro, Ferreira do Alentejo, Figueira de Castelo Rodrigo, Funchal e Góis.

A estes juntam-se: Gondomar, Grândola, Lagoa, Lajes das Flores, Lajes das Flores, Lajes do Pico, Loulé, Loures, Lousã, Lousada, Manteigas, Marinha Grande, Miranda do Corvo, Miranda do Douro, Moimenta da Beira, Montemor-o- Velho, Nazaré, Odivelas, Oliveira de Azeméis, Oliveira de Frades, Ourém, Ovar, Pedrogão Grande, Penacova, Pombal, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Portimão e Porto Moniz.

Por fim, também fazem parte da iniciativa os municípios de Porto Santo, Praia da Vitória, Reguengos de Monsaraz, Ribeira Grande, Rio Maior, Sabugal, Salvaterra de Magos, Santa Cruz, Santa Maria da Feira, Santa Marta de Penaguião, Santarém, Santo Tirso, São Roque do Pico, Seia, Seixal, Serpa, Sever do Vouga, Sintra, Soure, Tomar, Torres Novas, Torres Vedras, Trofa, Vagos, Valongo, Viana do Alentejo, Vila Flor, Vila Nova de Cerveira, Vila Nova de Famalicão, Vila Nova de Gaia, Vila Nova de Paiva, Vila Nova de Poiares, Vila Pouca de Aguiar, Vila Velha Ródão, Vila Viçosa, Viseu e Vizela.

Apesar do número, a WWF espera que a edição deste ano tenha uma adesão recorde de municípios portugueses, superando os 118 em 2015.

Comentários

pub