Faro: Adriano Moreira participa em conferência sobre 60 anos do Tratado de Roma

O professor Adriano Moreira é um dos convidados da conferência “Os 60 anos do Tratado de Roma e o futuro […]

O professor Adriano Moreira é um dos convidados da conferência “Os 60 anos do Tratado de Roma e o futuro da Europa”, que quer assinalar esta efeméride, e se realiza no dia 24 de Março, das 15h00 às 17h00, na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, em Faro.

Adriano Moreira, que falará às 15h15, terá como companheiros de painel tanto Francisco Serra, presidente da CCDR, que falará às 15h00, como Sofia Alves, chefe da representação da Comissão Europeia em Portugal, que, às 16h00, também terá oportunidade de dar a sua opinião acerca do tema em debate.

A estes dois somam-se António Covas, professor catedrático da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve (UAlg), que fala, por sua vez, às 16h30, sendo que António Branco, reitor da UAlg, fecha a sessão às 17h00.

Esta iniciativa será visionada em direto via Skype por alunos das Escolas Secundárias de Portimão que, à mesma hora, participam na iniciativa “Meeting Europa Jovem” dinamizada pelo Centro Europe Direct Algarve e pela Loja Europa Jovem de Almancil.

O Tratado de Roma, que foi assinado a 25 de Março de 1957 e constituiu as bases para a Comunidade Económica Europeia (CEE), lançou, segundo a CCDR Algarve, aquilo que é «a Europa em que hoje vivemos», tendo permitido «um longo período de paz na história» do Velho Continente.

«Passados 60 anos, criámos uma União que promove a cooperação pacífica, o respeito e a dignidade humana, a liberdade, a democracia, a igualdade e a solidariedade entre povos e nações», acrescenta.

As comemorações desta efeméride em Faro vão incluir, ainda, uma exposição fotográfica nos jardins e claustros da Sé, de 7 a 25 de Agosto.

Comentários

pub