Deputados de escolas de Faro vão representar o Algarve no “Parlamento dos Jovens”

Teresa Sosa e Raquel Graça, da Escola Secundária João de Deus, Francisco Gomes e Carolina Domingos, da Escola Secundária Tomás […]

Daniel Marques e Leonor Mendes (da esquerda para a direita)

Teresa Sosa e Raquel Graça, da Escola Secundária João de Deus, Francisco Gomes e Carolina Domingos, da Escola Secundária Tomás Cabreira, e Leonor Mendes e Daniel Marques, da Escola Secundária Pinheiro e Rosa (todas de Faro) foram os deputados eleitos, na sessão distrital do “Parlamento dos Jovens” realizada no dia 21 de Março, na sede regional do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), em Faro, para representar o Algarve a nível nacional.

Esta sessão, que vai reunir escolas de todo o país, realiza-se a 8 e 9 de Maio, na Assembleia da República. Na sessão regional, os «cerca de 60 jovens deputados» aprovaram um conjunto de medidas que propõem que sejam «tidas em consideração pela Assembleia da República», conta o IPDJ.

A representar as escolas do distrito estiveram também a Escola Hotelaria e Turismo do Algarve – Faro, a Escola Internacional do Algarve – Lagoa, a Escola Profissional Agostinho Roseta – Albufeira, a Escola Profissional Cândido Guerreiro, Alte – Loulé, a Escola Secundária de Loulé, a Escola Secundária de Vila Real de Santo António, a Escola Secundária Doutor Jorge Augusto Correia – Tavira, a Escola Secundária Doutora Laura Ayres – Quarteira e a Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira – Lagoa.

Em debate estiveram os “40 anos de Constituição da República Portuguesa e do Poder Autárquico. A Constituição que temos, a Constituição que queremos”, um tema que foi escolhido pela Assembleia da República.

Segundo o IPDJ, «mais uma vez os jovens algarvios demonstraram uma grande capacidade de intervenção, de reflexão e de espírito crítico na defesa das suas ideias, denotando já uma maturidade apreciável».

Nesta sessão distrital estiveram presentes Custódio Moreno, diretor Regional do Algarve do IPDJ, Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro, Francisco Serra, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, e Francisco Marques, delegado da Direção de Serviços Regionais de Educação do Algarve.

Na iniciativa também participou António Eusébio, deputado do PS na Assembleia da República e candidato à Câmara de Faro, que, no início da sessão, respondeu a perguntas colocadas pelos jovens deputados sobre as atribuições e o funcionamento do Parlamento Nacional.

O “Parlamento dos Jovens” é uma iniciativa da Assembleia da República, em parceria com o Ministério da Educação e o Instituto Português do Desporto e Juventude, que tem como principal objetivo incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política.

Comentários

pub