Edifício da Sotheby’s em Carvoeiro galardoado pelo Prémio Nacional de Reabilitação Urbana

As novas instalações da empresa Sotheby’s International Realty, na vila de Carvoeiro (Lagoa), são um dos projetos galardoados pelo Prémio […]

As novas instalações da empresa Sotheby’s International Realty, na vila de Carvoeiro (Lagoa), são um dos projetos galardoados pelo Prémio Nacional de Reabilitação Urbana.

Foram distinguidos projetos em Lisboa, Porto, Coimbra, Melgaço, Évora e Carvoeiro.

Na edição em que celebra cinco anos, a iniciativa recebeu um número recorde de projetos a concurso, tendo sido validadas 81 candidaturas, oriundas de 22 concelhos de Portugal Continental e das Regiões Autónomas.

Os vencedores foram eleitos pelo júri independente, composto por João Duque, Nuno Valentim, João Pedro Falcão de Campos, Manuel Reis Campos e João Appleton.

O edifício da Sotheby’s em Carvoeiro recebeu uma menção honrosa, na categoria de Melhor Intervenção com menos de 1.000 m2.

A nova sede da Sotheby’s em Carvoeiro ocupa um edifício pré-existente, pautado por materiais e técnicas de construção tradicionais e locais. O projeto de recuperação e de adaptação a novas funções é da autoria de Correia/Ragazzi Arquitectos. Clique aqui para saber mais sobre este projeto.

A cerimónia de anúncio do prémio teve lugar ontem no Antigo Museu dos Coches, em Lisboa, com a presença de cerca de 300 convidados, com o Alto Patrocínio do Governo de Portugal, concedido através da Direção Geral do Património Cultural, entidade tutelada pelo Ministério da Cultura.

Esta é uma iniciativa conjunta da Vida Imobiliária e a da Promevi, à qual a SECIL se associa de forma ampla e que reúne um vasto apoio do setor empresarial, institucional e da sociedade civil.

Criado para premiar a excelência na renovação das cidades portuguesas, o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana distingue todos os anos os melhores projetos de reabilitação urbana no país.

Foi lançado em 2013 e tem vindo a construir um sólido percurso enquanto a distinção de maior prestígio na área da reabilitação do edificado e requalificação dos territórios em Portugal, tendo já recebido desde a sua primeira edição um total de 280 projetos a concurso.

A habitação é o segmento de maior investimento nesta área, concentrando mais de uma centena (cerca de 37,5%) dos projetos que concorreram a este Prémio ao longo destes cinco anos. As restantes áreas de intervenção distinguidas pelo galardão – nomeadamente Comércio & Serviços; Turismo e Impacto Social – apresentam pesos semelhantes em torno de 20% dos projetos candidatos desde a primeira edição.

 

 

VENCEDORES DO PRÉMIO NACIONAL DE REABILITAÇÃO URBANA 2017:

Melhor Intervenção de Uso Residencial:
Edifício Rua Rodrigo da Fonseca, 45-49 | Lisboa
Melhor Intervenção de Uso Comercial & Serviços:
Centro Corporativo da Santa Casa da Misericórdia do Porto |Porto
Melhor Intervenção de Uso Turístico:
Agroturismo em Melgaço | Melgaço
Melhor Intervenção com Impacto Social:
Estufas Tropicais do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra | Coimbra
Melhor Intervenção na Cidade de Lisboa
8 Building  | Lisboa
Menção Honrosa – Melhor Intervenção com menos de 1.000 m2 (ex-aequo)
Recuperação das Instalações da Sociedade Cerâmica Antiga de Coimbra | Coimbra
Sotheby’s International Realty | Carvoeiro (Lagoa)
Menção Honrosa – Melhor Solução de Eficiência Energética
Edificio Padaria | Porto
Menção Honrosa – Melhor Intervenção de Restauro
Recuperação do Convento e Igreja de S.Francisco e novo Núcleo Museológico | Évora

Comentários

pub