Ciclistas e outros voluntários ajudam a limpar a Ecovia do Litoral

Todos os voluntários que quiserem ajudar podem participar, nos próximos sábado e domingo (dias 25 e 26), na limpeza da […]

Todos os voluntários que quiserem ajudar podem participar, nos próximos sábado e domingo (dias 25 e 26), na limpeza da Ecovia do Litoral, que percorre (quase) todo o litoral algarvio, numa extensão de 214 quilómetros, entre o Cabo de São Vicente e Vila Real de Santo António.

A iniciativa, coordenada pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), tem o envolvimento, como parceiras, de algumas das Câmaras dos municípios por onde passa esta via ciclável, que integra o percurso ciclável europeu Eurovelo 1.

Até agora, segundo a FPCUB e a AMAL, participam na limpeza as Câmaras de Albufeira, Castro Marim, Lagoa, Lagos, Olhão, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António. «Aguarda-se a adesão dos restantes municípios percorridos pela Ecovia do Litoral», diz a FPCUB.

Para Castro Marim, por exemplo, onde está implementado o 11º segmento, que começa na travessia do Ribeiro do Álamo e termina na Praia do Cabeço, será dado especial enfoque «ao troço entre a rotunda nascente de Altura e o Ribeiro do Álamo».

Naquele concelho, cuja autarquia organizou localmente a limpeza, «a jornada inicia-se no domingo, dia 26 de Março, às 10h00, com ponto de encontro na Avenida 24 de Junho, no cruzamento com a Rua D. Dinis, em Altura (troço que liga a Manta Rota)».

Nesta ação, «onde se espera uma forte participação cívica», a Câmara de Castro Marim «irá efetuar o acompanhamento dos voluntários no que se refere ao transporte dos resíduos recolhidos e aos aspetos logísticos associados».

Segundo a Federação, em Tavira, a limpeza está marcada também para domingo e passará nas freguesias de Conceição/Cabanas, Luz de Tavira e Santa Luzia. Quanto a Lagos, a iniciativa acontecerá no sábado, dia 25, com ponto de encontro no estacionamento do restaurante “Gaivota Branca”, às 9h30. A zona a limpar será o troço ao longo da Meia-Praia.

A AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, que apoia esta iniciativa, aderiu por estar «ciente da importância desta temática» e por estar «sempre atenta a projetos direcionados para um futuro melhor para o Algarve e para os algarvios», considera.

Até porque também é objetivo desta ação, além da limpeza da ecovia, a sensibilização para a problemática do abandono de resíduos. A isto, junta-se a promoção e valorização das infraestruturas da Ecovia do Algarve.

A nível europeu, a AMAL tem, por exemplo, apoiado o evento European Cycling Challenge, que decorre todos os anos durante o mês de Maio e desafia a população a optar pela bicicleta nas suas deslocações diárias, de forma a reduzir a circulação de veículos nas vias da região e a emissão de CO2- dióxido de carbono.

Os interessados em colaborar nesta iniciativa devem contactar a FPCUB através dos telefones 213159648 ou 912504851 ou do site dessa Federação.

Comentários

pub