Catarina Cândido venceu “Sons do Fado” de Lagoa com Raquel Tavares a assistir

Catarina Cândido foi a vencedora da categoria “Revelação” do “Sons do Fado”, cuja final decorreu no passado sábado, dia 4 […]

Catarina Cândido foi a vencedora da categoria “Revelação” do “Sons do Fado”, cuja final decorreu no passado sábado, dia 4 de Março, no Centro de Congressos do Arade, em Lagoa. A fadista Raquel Tavares também esteve presente e brindou os presentes com uma «atuação emotiva e bem disposta».

Na mesma categoria, mas em segundo lugar ficou Afonso Silva, seguido de Micaela Gonçalves. Já na categoria “sénior”, Helena Candeias foi a grande vencedora. Eva Zambujo alcançou o segundo lugar e Firmino Rodrigues fechou o pódio.

Para ambas as categorias, os candidatos Micaela Gonçalves, Afonso Silva e Catarina Cândido (em revelação) e Ivo Lima, Eva Zambujo, Helena Candeias, Carlos Fernandes, Ana Rato e Firmino Rodrigues (na categoria sénior) cantaram, cada um, dois fados, tentando convencer o público (que também votou) e o júri a escolhê-los como vencedores, numa forma inédita de votação em que os gráficos de barras iam crescendo e definindo as percentagens.

O “Sons do Fado” deste ano, «com novas vozes, grandes promessas e a certeza de que o fado se afirma cada vez mais como “Património Mundial”», no entender da Câmara de Lagoa, recordou Luana Velasques, que venceu em 2016, e interpretou alguns fados.

Após um pequeno intervalo e durante o tempo de votação, entrou em palco Raquel Tavares, a artista convidada que interpretou uma miscelânea de canções e fados tradicionais, evocou o fadista do Parchal Sérgio Nunes e ainda cantou com Luana Velasques.

De seguida, o vereador Luís Encarnação agradeceu a todos os presentes, assim como às coletividades onde decorreram as eliminatórias: o Clube de Futebol Os Estombarenses, no dia 5 de Fevereiro, com a fadista convidada Adriana Marques, a Associação Desportiva e Recreativa Quinta de São Pedro, no dia 12 do mesmo mês, com Inês Graça como convidada, e a Sociedade Recreativa Carvoeirense, a 20 de Janeiro, com a fadista Raquel Peters a ser, então, a convidada.

A estas coletividades juntaram-se, nos agradecimentos, os patrocinadores e todos os concorrentes. Luís Encarnação deixou, também, a certeza de Francisco Martins, presidente da Câmara de Lagoa, de que em 2018 haverá, mais uma vez, “Sons do Fado”, caso seja (re)eleito.

 

Veja mais fotos:

Comentários

pub