Câmara de São Brás patrocina vinda de investigadores ao Museu do Traje

A Câmara de São Brás de Alportel tem estado a patrocinar a vinda ao concelho de investigadores nacionais e estrangeiros, […]

A Câmara de São Brás de Alportel tem estado a patrocinar a vinda ao concelho de investigadores nacionais e estrangeiros, para que estes desenvolvam projetos de âmbito cultural no concelho são-brasense, ao abrigo de uma parceria que mantém com o Museu do Traje.

A autarquia tem vindo a ajudar a entidade cultural local a acolher estes especialistas, «mediante a oferta de residência, disponibilizando os espaços dispõe no Centro de Apoio à Comunidade» e assumiu a vontade de manter este apoio, no futuro.

A Câmara de São Brás dá o exemplo de um dos mais recentes visitantes do concelho, Sendy Ghirardi, «natural de Itália, que esteve no Museu do Traje a trabalhar numa tese de doutoramento sobre a influência que a participação cultural e social da comunidade exerce na determinação do bem-estar psicológico do ser humano».

«A escolha do Museu do Trajo de São Brás de Alportel prendeu-se com o facto deste núcleo museológico promover a participação cultural da comunidade, lançando estímulos culturais à população que assume uma participação ativa, reforçando o conceito de gestão cultural partilhada», segundo a autarquia.

Durante a sua estadia, o investigador reuniu-se «com perto de uma centena de pessoas, que partilham desta experiência proporcionada pelo Museu».

Comentários

pub