Câmara de Lagoa reconheceu contributos de cidadãos para o Orçamento Participativo

A Câmara de Lagoa juntou os cidadãos que participaram nas três edições de Orçamento Participativo (OP) realizadas no concelho, entre […]

A Câmara de Lagoa juntou os cidadãos que participaram nas três edições de Orçamento Participativo (OP) realizadas no concelho, entre 2014 e 2016, para agradecer o seu contributo e entregar placas com o nome da obra e dos seus proponentes.

A sessão foi promovida dias antes de ser lançado o OP de 2017. Em Março, os cidadãos de Lagoa serão novamente chamados a dar o seu contributo, com o primeiro encontro descentralizado de auscultação pública, a primeira fase do processo, a ter lugar a 6 de Março, no Centro Cultural D. Dinis. Seguem-se encontros na Sociedade Recreativa 20 de Janeiro, em Carvoeiro (9 de Março), na Junta de Freguesia de Lagoa (13 de Março), na Junta de Freguesia de Estômbar (dia 20), na Junta de Freguesia do Parchal (dia 23) e na ACD Ferragudo (dia 27).

Numa altura em que estão «concluídas as 14 obras saídas da votação de 2014 e 2015» e em que as de 2016 estão «em fase de projeto, estando prevista a sua conclusão durante este ano», a autarquia promoveu esta sessão especial, que serviu, por um lado, para fazer o balanço do que foi feito até ao momento, mas também para assegurar que esta prática irá continuar já este ano e daí para a frente, caso Francisco Martins se mantenha à frente da autarquia após Autárquicas de 2017.

Segundo a Câmara de Lagoa, o edil lagoense, que presidiu à cerimónia de homenagem aos participantes no OP, assegurou este processo continuará «a ser o meio privilegiado para ouvir a população no que diz respeito às suas necessidades que, por vezes, escapam à gestão autárquica».

A Câmara de Lagoa aproveitou para lembrar as obras que já foram ou serão ainda feitas no âmbito do OP, que têm um investimento de 900 mil euros associado. Em 2016, vão ser levadas a cabo as obras de requalificação do Parque Infantil da Mexilhoeira da Carregação, de cobertura/sombreamento /requalificação do Polidesportivo da Mexilhoeira da Carregação, de aquisição de uma carrinha para o Centro Sénior de Carvoeiro e para apoio à população e asfaltagem do Caminho entre o Piano Garden até ao Vale Canada.

No ano passado, já tinham sido eleitas pela população as obras de extensão da parede de escalada do Parque Municipal de Estômbar, de instalação da Rede de Abastecimento de Água no Sítio das Fontes, de pavimentação da Rua dos Urzais entre o cruzamento da Rua do Lobito e a estrada da Vala, de requalificação da Rua dos Moradores na Quinta de S. Pedro – Mexilhoeira da Carregação e de pavimentação e abastecimento de água junto ao Restaurante «Poço Partido», que já foram concluídas.

Em 2014, ano em que o Orçamento Participativo de Lagoa foi lançado, as obras escolhidas pela população foram a ciclovia entre Porches e Armação de Pera com ligação à Sra. da Rocha, o ginásio de rua Junto ao Polidesportivo de Porches, a parede de escalada no Estádio da Bela Vista e no recinto da Fatacil, o ginásio de rua em Alporchinhos, o abastecimento de água ao sítio da Canada – Cerro das Pias, a melhoria da acessibilidade na Vila de Estombar/substituição de calçada por alcatrão, o projeto de mobilidade sustentável no Município de Lagoa, o sombreamento do parque infantil em Ferragudo e instalação de um ginásio/parque geriátrico e a pavimentação do troço entre o Pinheiro Redondo e a casa do Lavrador.

Comentários

pub