Bombeiros Sapadores de Faro já têm Desfibrilhador Automático operacional

O veículo de combate a incêndios urbanos do Corpo de Bombeiros Sapadores de Faro tem, desde dia 1 de Março, […]

O veículo de combate a incêndios urbanos do Corpo de Bombeiros Sapadores de Faro tem, desde dia 1 de Março, um Desfibrilhador Automático operacional. A corporação passa assim, também a integrar o programa de Desfibrilhação Automática Externa da Cruz Vermelha Portuguesa.

Com um investimento total de «cerca de 5 mil euros», que incluiu a aquisição do equipamento em si, das baterias, o licenciamento do equipamento, a formação indispensável dos bombeiros, assim como a atualização informática necessária, «demos mais um passo no sentido de apetrechar os nossos bombeiros com os equipamentos essenciais para que continuem a realizar a sua missão com a maior eficácia possível», diz a Câmara de Faro.

A existência desta valência neste veículo de primeira intervenção permitirá reduzir o tempo de aplicação da desfibrilhação, procedimento fundamental para a sobrevivência de vítimas de paragem cardiorrespiratória.

Quanto ao programa de Desfibrilhação Automática Externa, previsto no Plano Nacional de Desfibrilhação Automática Externa da Cruz Vermelha Portuguesa, os Sapadores de Faro passam a integrá-lo numa parceria com a Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa Faro/Loulé.

No ano de 2016 o Corpo de Bombeiros Sapadores de Faro registou um total de 3039 ocorrências, em que envolveu os seus meios operacionais no socorro de pessoas e bens.

Destas, 127 foram incêndios urbanos ocorridos no concelho que envolveram um total de 647 bombeiros e 220 veículos de combate e assistência.

Comentários

pub