Biblioteca de Odemira mostra “Mundo Macro”

  A exposição de fotografia “Mundo Macro”, de José Pacheco, vai estar patente ao público entre os dias 18 de […]

 

A exposição de fotografia “Mundo Macro”, de José Pacheco, vai estar patente ao público entre os dias 18 de Março a 13 de Abril, na Biblioteca Municipal José Saramago, em Odemira. A inauguração está marcada para as 16h00, no primeiro dia da mostra.

O Município alentejano explica que «José Pacheco é um fotógrafo de natureza, amador, residente em Odemira que, na exposição “Mundo Macro”, irá mostrar o mundo surpreendente e bizarro da vida em miniatura que vive em nosso redor».

A Câmara de Odemira acrescenta que «a fotografia macro requer paciência, habilidade, técnicas de fotografia específicas e alguma capacidade de improviso, de forma a abrir a porta a uma infinita variedade de detalhes, texturas e padrões, tornando visível o impercetível».

José Pacheco, natural de Lisboa, «desde muito novo ficou deslumbrado com a biodiversidade existente em Odemira, onde vive há cerca de 30 anos. Desde sempre teve uma paixão muito especial pelos animais e pela natureza, paixão que se veio a refletir nos seus objetos fotografados. Só mais tarde surge a macrofotografia e todo um novo mundo com uma infinita variedade de detalhes surgiu, com seres dignos de outro mundo ao alcance de uma simples lente», conta a autarquia.

Como resultado destas suas duas grandes paixões – a macrofotografia e a natureza, José Pacheco viu uma das suas fotografias ser premiada na 1ª edição do concurso “O Parque em Macro” da Fundação de Serralves em 2014 e foi distinguido com o 1º prémio na categoria “Insectos e Outros Artrópodes” no Concurso Nacional de Fotografia Quercus – BMW 2015.

Comentários

pub