Até nevou no Sotavento algarvio, mas temperatura do Inverno foi «normal»

O Inverno 2016/2017 trouxe neve ao Sotavento algarvio mas, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera […]

O Inverno 2016/2017 trouxe neve ao Sotavento algarvio mas, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), «classificou-se como normal em relação à temperatura e seco quanto à quantidade de precipitação», em Portugal Continental.

A temperatura média no trimestre, de Dezembro a Fevereiro, foi de 9,91°C, superior em +0.30°C relativamente ao normal. O valor médio da temperatura máxima, 14,86°C, também «foi superior ao valor normal, com uma anomalia de +1,06°C». Este foi mesmo o quarto valor mais alto desde 1931, segundo o IPMA.

Já o valor médio da temperatura mínima do ar, 4,95°C, foi inferior ao valor normal, com uma anomalia de -0,48°C.

Em relação ao valor médio da quantidade de precipitação, de 242.5 mm, no trimestre Dezembro-Fevereiro, o IPMA diz que «foi inferior ao valor médio, correspondendo a 69 % do valor normal».

Entre os destaques do Inverno 2016/2017, o IPMA realça o facto de ter existido «queda de neve em todos os meses do trimestre» e lembra o dia 19 de Janeiro, «com relatos de queda de neve fraca no Sotavento algarvio (S. Brás de Alportel e Serra do Caldeirão)».

O instituto diz também que, «no dia 19 de Janeiro, foram ultrapassados os anteriores maiores valores absolutos da temperatura mínima do ar em estações meteorológicas automáticas com séries de cerca de 20 anos».

As inundações de 11 de Fevereiro no Sotavento algarvio, em particular em Vila Real de Santo António, também são lembradas pelo IPMA, quando a precipitação atingiu um valor máximo de 57,8 mm entre as 18h00 e as 19h00.

A precipitação durante o Inverno, apesar de ter sido inferior ao normal, ajudou a melhorar a situação de seca de Portugal Continental, em particular no mês de Fevereiro.

De acordo com o instituto, no final de Dezembro, 78% do território estava em seca fraca, no final de Janeiro, o valor subiu para 95%, sendo que 3% estava já em seca moderada, mas, no final de Fevereiro, a percentagem de território em seca fraca baixou para 57%.

Comentários

pub