Arqueólogos e geólogos alemães investigam Boca do Rio em Vila do Bispo

Uma equipa de arqueólogos e de geólogos, de três universidades alemãs, está a investigar o arqueossítio romano da Boca do […]

Uma equipa de arqueólogos e de geólogos, de três universidades alemãs, está a investigar o arqueossítio romano da Boca do Rio, no concelho de Vila do Bispo.  Os trabalhos, que decorrem até ao dia 31 de Março, enquadram-se num projeto coordenado por João Pedro Bernardes, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, da Universidade do Algarve, com o apoio da Câmara de Vila do Bispo.

A autarquia explica que os resultados destes trabalhos vão juntar-se a outros obtidos em campanhas de esvação já realizadas pelo investigador da UAlg e «servirão de base a um projeto de investigação e de valorização deste sítio arqueológico que tem vindo a revelar uma contínua presença romana entre meados do século I e o século V».

A investigação que está agora a decorrer consiste na realização de «sondagens não invasivas, com o recurso a um cruzamento de diferentes métodos de prospeção geofísica, que permitem descortinar evidências de estruturas e de outras “anomalias” de origem humana ocultas no subsolo da área».

Os trabalhos são dirigidos por Felix Teichner, da Universidade de Marburg (Alemanha) e têm o contributo de investigadores sedeados nas universidades alemãs de Colónia e de Aix-la-Chapelle.

A Câmara de Vila do Bispo diz que «a seu tempo, o desenvolvimento deste(s) projeto(s) será partilhado com a comunidade» em ações de arqueologia pública e social.

Comentários

pub