Ana Cabecinha sagra-se Campeã Nacional de Marcha

A atleta olímpica algarvia Ana Cabecinha sagrou-se Campeã Nacional de Marcha, depois de vencer a prova de 20 quilómetros estrada, […]

A atleta olímpica algarvia Ana Cabecinha sagrou-se Campeã Nacional de Marcha, depois de vencer a prova de 20 quilómetros estrada, que se disputou este domingo em São João da Madeira.

A marchadora do Clube Oriental do Pechão foi mais rápida que a também olímpica e Inês Henriques, detentora do recorde mundial de 50 km, que foi segunda classificada, seguida de Mara Ribeiro, ambas do Clube de Natação de Rio Maior.

Um título que acaba por atestar o bom momento de forma da atleta, que se debateu com algumas lesões no último ano. Nos Jogos Olímpicos que se disputaram no Verão no Rio de Janeiro, Ana Cabecinha foi a melhor portuguesa em prova nos 20 km Marcha, tendo garantido o 6º lugar, a melhor marca de sempre de Portugal na marcha atlética, numas olimpíadas.

Apesar do excelente resultado que conseguiu, a atleta do Oriental do Pechão fez essa prova assolada por problemas físicos, como confessou no rescaldo dos Jogos Olímpicos, numa entrevista ao Sul Informação. «Não consegui aquecer para a prova. Tinha uma dor horrível nas costas e só chorava e chorava, foi muito complicado. Mas nunca me passou pela cabeça não competir», contou.

Em Agosto, Ana Cabecinha terá nova oportunidade para tentar obter um título internacional, nos Campeonatos Mundiais de Atletismo, que se disputam em Londres.

Uma vitória que já foi reconhecida pela Câmara de Olhão, através do seu presidente, António Pina. «É um enorme orgulho acolher no concelho de Olhão uma atleta que é um exemplo de preserverança, dedicação e busca pela excelência», considerou o edil olhanense.

«O Clube Oriental de Pechão é um dos clubes do concelho apoiados pelo Município ao abrigo dos contratos-programa que anualmente celebramos com estas entidades. É com muita satisfação que vemos esses apoios produzirem resultados, o que nos motiva para tentarmos sempre que eles aumentem dentro da medida do possível, o que tem vindo a acontecer com este Executivo», acrescentou.

Comentários

pub