A Primavera começa às 10h29 deste dia 20 de Março

A Primavera começa esta segunda-feira, dia 20 de Março, às 10h29. Este instante marca o Equinócio e o início da […]

A Primavera começa esta segunda-feira, dia 20 de Março, às 10h29. Este instante marca o Equinócio e o início da Primavera no Hemisfério Norte.

Esta estação prolonga-se por 92,79 dias até ao próximo Solstício que ocorre no dia 21 de Junho às 05h24, hora a que começa o Verão.

O Equinócio da Primavera é o acontecimento astronómico mais importante do mês de Março, sendo a altura em que o eixo de rotação terrestre ficará perpendicular à direção do Sol. Neste instante, ambos os hemisférios terrestres, Norte e Sul, ficarão igualmente iluminados.

Visto ser a partir deste momento que em Portugal passamos a ver o Sol acima do equador celeste, marcando o início da Primavera, chamamos a esta efeméride de equinócio da Primavera.

Apesar do seu nome, no dia do equinócio o dia não tem a mesma duração que a noite (tal já terá ocorrido no dia 17). Isto deve-se a que, por efeito de refração atmosférica, o Sol apareça sempre ligeiramente acima da sua verdadeira posição, fazendo com que os dias sejam mais longos do que seriam caso não houvesse atmosfera.

A palavra de origem latina aequinoctium agrega o nominativo aequus (igual) com o  substantivo noctium, genitivo plural de nox (noite). Assim significa “noite igual” (ao dia), pois nestas datas dia e noite têm igual duração, tal é a ideia que permeia a sociedade.

“Vai-te ao longo da costa discorrendo,
e outra terra acharás de mais verdade,
lá quase junto donde o Sol ardendo
iguala o dia e noite em quantidade.
Ali tua frota alegre recebendo,
Um Rei, com muitas obras de amizade,
Gasalhado seguro te daria
E, pera a Índia, certa e sábia guia”

Assim sussurrava o deus Mercúrio em sonhos a Vasco da Gama: que fugisse de Mombaça e se acercasse de Melinde, mais norte e próxima do equador, onde o dia iguala a noite, guiando-o para a Índia (Lusíadas, canto II, estância 63).

Por outro lado, tal como definido por lei, no último domingo do mês, dia 26, terá lugar a mudança da hora legal do horário de Inverno para o horário de Verão. Assim, à 1h00 da madrugada (hora continental) os relógios deverão ser adiantados sessenta minutos.

Comentários

pub