Vilamoura: Congresso sobre hipertensão vai debater o consumo de sal em Portugal

Uma palestra sobre “a questão do sal nas crianças”, no dia 10 de Fevereiro, às 17h00, ou outra sobre o “Consumo […]

Uma palestra sobre “a questão do sal nas crianças”, no dia 10 de Fevereiro, às 17h00, ou outra sobre o “Consumo de sal em Portugal: Como se mede, que danos provoca e quais os grupos com maior ingestão”, no dia 11, também às 17h00, são algumas das propostas do 11º Congresso Português de Hipertensão e Risco Cardiovascular Global, que quer educar para o consumo de sal, e se realiza de amanhã, dia 9, a 12 de Fevereiro, no Hotel Crown Plaza, em Vilamoura.

Assim, será debatido o panorama atual no que diz respeito ao consumo de sal em Portugal, com as suas implicações económicas, políticas e de saúde pública, mas também se falará de estratégias de intervenção e combate ao elevado consumo de sal.

Além deste, também a questão do pão, ambos alimentos fundamentais da Dieta Mediterrânica, será abordada com, por exemplo, a apresentação, a cargo do professor Mesquita Barros, de um estudo sobre o pão do norte de Portugal.

Este ano o Congresso Português de Hipertensão também vai contar com a presença de dois grandes precursores da luta contra o consumo de sal: o professor Fernando Pádua, fundador e presidente do Instituto Nacional de Cardiologia Preventiva e da Fundação Professor Fernando Pádua, e o professor Graham MacGregor, presidente do Consensus Action on Salt and Health (CASH) e do World Action on Salt and Health (WASH).

Segundo a presidente da comissão organizadora do congresso Cristina Alcântara «à semelhança das edições anteriores, este ano temos novidades e inovações. Teremos pela primeira vez a colaboração da Sociedade Romena de Hipertensão, alargando a internacionalização do congresso e da Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH). E a novidade são os cursos pré-congresso: diabetes, hipocoagulação e dislipidemia, a realizar no dia 9 de manhã”.

O “Projeto Lusofonia” volta a ser marco do evento com transmissão em tempo real e via online para congressistas de cinco países – Angola, Moçambique, Brasil, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.

Esta edição conta também com a sessão conjunta da SPH com a European Society of Hypertension, onde vários especialistas internacionais vão discutir os últimos desenvolvimentos no tratamento da hipertensão arterial. Também haverá sessões conjuntas entre a SPH e sociedades de outros países, como a Hungria, Roménia e Brasil.

“A pressão arterial ideal” é o tema escolhido para a conferência inaugural do congresso, que será dirigida pelo professor Enrico Agabiti, presidente da Sociedade Europeia de Hipertensão e Director do Departamento de Ciências Clínicas e Experimentais da Universidade de Brescia, em Itália.

O encerramento do congresso, marcado, por sua vez, para o dia 12, será feito com a conferência “Benefícios e encargos do tratamento anti-hipertensivo”. Esta apresentação fica a cargo do Professor Alberto Zanchetti, docente e investigador no Centro de Fisiologia Clínica e Hipertensão da Universidade de Milão, em Itália.

Para consultar o programa completo basta clicar aqui.

Comentários

pub