Video Lucem continua a mostrar bom cinema nas igrejas do Algarve

«2001: Odisseia no Espaço» e «A Harpa Birmanesa» são os dois próximos filmes do ciclo «Video Lucem», expressão latina que […]

«2001: Odisseia no Espaço» e «A Harpa Birmanesa» são os dois próximos filmes do ciclo «Video Lucem», expressão latina que em português significa «Vejo a Luz», e que está a levar o cinema às igrejas do Algarve.

O primeiro é um filme anglo-americano de 1968, dirigido e produzido por Stanley Kubric, que lida com os elementos temáticos da evolução humana, existencialismo, tecnologia, inteligência artificial e vida extraterrestre. É notável pelo seu realismo científico e reconhecido como um dos maiores e mais influentes filmes já feitos. Pode ser visto já no dia 23, na Igreja Matriz de S. Clemente (Loulé), às 21h30.

«A Harpa Birmanesa», produzida pelo cineasta japonês Kon Ichikawa em 1956, é um manifesto solene e didático contra a guerra, inspirado em valores budistas, e será exibido dia 24, na Igreja de São Francisco (Loulé), às 21h30.

Também o mês de Março será rico em cinema com quatro novos filmes a serem mostrados nos concelhos de Vila Real de Santo António, Lagoa e Albufeira.

O primeiro filme, «O Evangelho Segundo São Mateus», de Pier Paolo Pasolini (1964), passa na Igreja de Cacela Velha, no dia 9, e reinventa a figura mítica de Cristo.

No dia seguinte (dia 10), a Igreja Matriz de Vila Real de Santo António abre as suas portas para receber a obra do italiano Nanni Moretti «Habemus Papa», uma comédia dramática sobre a dúvida, a angústia e a vulnerabilidade do ser humano.

Ingrid Bergman, em «Stromboli», de Roberto Rosselini

Na segunda quinzena de Março, «Video Lucem» ruma até ao Barlavento algarvio e leva à Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Ferragudo (Lagoa), o primeiro filme de Roberto Rosselini – «Stromboli» – um romance neo-realista italiano filmado em cenários naturais, na ilha vulcânica de Stromboli (Sicília) e com os próprios habitantes como atores, apresentando por isso um forte valor documental. É também um filme onde brilha a atriz Ingrid Bergman.

«A Paixão de Joana D’Arc», o famoso filme mudo de Carl Theodor Dreyer, que detalha as últimas horas de vida de uma jovem que viria a ser santa, após ter sido capturada pelos ingleses, encerra o cartaz de Março, na Igreja de Sant’Ana (Albufeira), no dia 24.

Todas as sessões de cinema são de entrada gratuita e iniciam-se às 21h30.

O ciclo «Video Lucem», promovido pelo Cineclube de Faro, arrancou a 10 de Novembro e prolonga-se até Maio, exibindo um total de 22 filmes em 22 igrejas.

Integra o programa cultural «365 Algarve», que se estreou em Outubro do ano passado, e conta com o apoio da Diocese do Algarve, através do Setor Diocesano da Pastoral do Turismo e do Setor Diocesano da Pastoral da Cultura, do Património e dos Bens Culturais, do Turismo de Portugal, do Ministério da Cultura, da Região de Turismo do Algarve e do Cineclube de Faro.

A programação completa do «365 Algarve» pode ser consultada na página de Facebook e o programa está disponível para download no sítio da Região de Turismo do Algarve na Internet.

Comentários

pub