Vaivém Oceanário vai estacionar em Olhão durante uma semana

O Vaivém Oceanário vai estar em Olhão entre os dias 7 e 12 de Março, onde irá proporcionar «atividades lúdicas […]

O Vaivém Oceanário vai estar em Olhão entre os dias 7 e 12 de Março, onde irá proporcionar «atividades lúdicas e pedagógicas que promovem o conhecimento dos oceanos e a conservação do património natural». O veículo de educação ambiental do Oceanário de Lisboa vai estacionar no Jardim Pescador Olhanense.

«A comunidade escolar é convidada a explorar a diversidade de bens e serviços fornecidos pelos oceanos e conhecer o valor e o impacto que têm para o planeta e para todos nós. Os “navegadores de palmo e meio” do ensino Pré-escolar vão ajudar o Vasco, a mascote do Oceanário, a perceber o que quer ser quando crescer. Os alunos do 1º e 2º Ciclos vão viajar pelo mar português na companhia do rei D. Carlos I e reconhecer a riqueza dos oceanos. Já os “navegadores” do 3º Ciclo e Ensino Secundário vão investigar o território marítimo nacional e apreender as suas potencialidades no âmbito do novo mapa “Portugal é Mar”», segundo o Oceanário de Lisboa.

O Vaivém também tem atividades pensadas para os professores, que são desafiados a participar num workshop «que pretende explorar o novo mapa de Portugal, que revela uma nova dimensão do território que integra o leito e o subsolo do mar além das 200 milhas náuticas».

«Esta ação de formação tem como objetivo consciencializar para o potencial do mar português e alertar para a necessidade da conservação do meio marinho. Os professores receberão ferramentas que permitem uma maior complementaridade entre os programas curriculares e a literacia do oceano, que poderão ser exploradas desde o ensino pré-escolar ao secundário», acrescenta o Oceanário.

O público em geral é, igualmente, bem-vindo e pode usufruir do quizz que o Vaivém tem preparado, que «pretende dar a conhecer o papel dos aquários na conservação dos oceanos e as profissões existentes no Oceanário de Lisboa».

O Vaivém Oceanário tem como missão dar a conhecer a missão desta instituição em todo o país e «oferecer uma viagem educativa pelos oceanos». Desde que se fez à estrada, já visitou 179 municípios e recebeu a visita de mais de 200 mil pessoas.

 

Comentários

pub