Tubo de mais de 500 metros deu à costa na Praia do Trafal em Quarteira

Um tubo de cerca de 500 metros deu à costa esta terça-feira na Praia do Trafal, entre a Fonte Santa […]

Um tubo de cerca de 500 metros deu à costa esta terça-feira na Praia do Trafal, entre a Fonte Santa e Quarteira.

A tubagem pertence a um sistema que estava instalado «de forma provisória, com autorização da Agência Portuguesa do Ambiente» e que é utilizado para a reposição de areia naquela zona da costa algarvia, revelou ao Sul Informação o Capitão do Porto de Faro Cortes Lopes.

Como o Sul Informação verificou no local (ver galeria de fotos), parte do tubo está já em terra, enquanto a parte restante se estendia ao longo da linha de rebentação. Tem cerca de um metro de diâmetro e é feito de um material maleável, género borracha, com manilhas em metal, que servem para unir as diferentes secções da tubagem.

Segundo este responsável, o tubo deverá ser retirado de junto da linha de rebentação ainda durante a tarde de hoje, dia 14 de Fevereiro, pela empresa a quem pertence, e será levado para uma zona mais abrigada da praia, sob supervisão da Autoridade Marítima.

«A tubagem está enterrada perpendicularmente à praia, mas, com a tempestade dos últimos dias, desenterrou-se e parte dela deu à costa. Será um tubo com uma extensão entre 500 a 600 metros», disse o Capitão do Porto de Faro.

O Comandante Cortes Lopes acrescentou que autorizou o empresário a retirar o tubo da zona de rebentação, «para evitar que seja destruído», e a deixá-lo numa zona mais abrigada da praia, enquanto a APA, que já foi notificada, não decidir se o tubo «pode voltar a ser enterrado ou se terá de ser levado, o que espero que aconteça amanhã».

Apesar do estranho visitante, ao longo do areal os pescadores à linha continuam calmamente a pescar, alguns tendo mesmo de lançar anzol e isco por cima do tubo.

 

Veja as fotos feitas há cerca de uma hora no local:

Fotos: Pedro Lemos|Sul Informação

 

Comentários

pub