Tubo de 500 metros ainda se mantém na Praia do Trafal, em Quarteira (com fotos)

Já não está na zona de rebentação, mas o tubo de cerca de 500 metros que desde há algum tempo […]

Já não está na zona de rebentação, mas o tubo de cerca de 500 metros que desde há algum tempo faz parte da paisagem na Praia do Trafal, entre Fonte Santa e Quarteira, continua no local, a alguns metros do mar, como o Sul Informação verificou in loco, esta sexta-feira.

Na terça-feira, dia 14 de Fevereiro, a Polícia Marítima esteve a supervisionar uma operação de retirada desta tubagem, que integra uma estrutura instalada para repor areia nas praias desta zona do Algarve, da zona de rebentação. Os tubos estavam enterrados e  dispostos perpendicularmente à praia, mas o mau tempo desenterrou-os e a força do mar arrastou-os para terra.

Como o capitão do Porto de Faro Cortes Lopes revelou ao Sul Informação, na terça-feira, o empresário dono da estrutura foi autorizado a retirar o tubo da zona de rebentação, «para evitar que seja destruído», e a deixá-lo numa zona mais abrigada da praia.

Entretanto, disse, a Agência Portuguesa do Ambiente foi notificada, e cabe a esta entidade decidir se o tubo «pode voltar a ser enterrado ou se terá de ser levado».

O Sul Informação tentou contactar a delegação regional da APA, mas não conseguiu até à hora de publicação deste artigo.

 

Veja as fotos tiradas ontem na Praia do Trafal:

Fotos: Pedro Lemos | Sul Informação

Comentários

pub