Taça do Mundo de Ginástica Rítmica regressa à sua casa de Portimão

A Taça do Mundo de Ginástica Rítmica e o Torneio Internacional de Portimão de Ginástica Rítmica regressam à sua casa […]

A Taça do Mundo de Ginástica Rítmica e o Torneio Internacional de Portimão de Ginástica Rítmica regressam à sua casa de Portimão, entre 11 e 14 de Maio, numa organização conjunta da Federação de Ginástica de Portugal, Câmara Municipal de Portimão e Associação Turismo de Portimão.

«A experiência adquirida durante 25 anos de realização do Torneio Internacional de Portimão e cinco etapas da Taça do Mundo, as boas condições logísticas e as infraestruturas existentes foram argumentos fortes para firmar o acordo, assinado em 2016, entre a Federação de Ginástica de Portugal, a Câmara Municipal de Portimão e a Associação Turismo de Portimão, garantindo o regresso daquela que já foi considerada a “melhor” Taça do Mundo de Ginástica Rítmica e, com ela, a realização da XVI edição do Torneio Internacional de Portimão», salienta a Câmara Municipal desta cidade algarvia.

Pela Taça do Mundo, irão competir, nas vertentes individual e conjunto, as ginastas seniores, enquanto o Torneio Internacional voltará a receber as jovens promessas da disciplina, no primeiro ano do novo ciclo olímpico, que tem Tóquio 2020 em perspetiva.

Na Taça do Mundo, Portugal irá fazer-se representar por duas ginastas seniores, que, ao que tudo indica, serão as escolhidas para o Campeonato da Europa da disciplina, que se realizará na semana seguinte, na Hungria.

As ginastas estão em preparação para este ciclo olímpico e contam com a ajuda da nova treinadora nacional, a búlgara Darina Vasileva.

No Torneio Internacional, a delegação portuguesa será maior, com a participação de ginastas seniores e juniores individuais da Seleção Nacional.

 

O Torneio Internacional Portimão nasceu em 1987, com a participação de seis países e apenas 20 ginastas. Durante 25 anos, aquela que é a mais antiga prova internacional de ginástica em Portugal «tornou-se uma referência no circuito internacional da disciplina», recorda a Câmara portimonense.

O «sucesso» e o «prestígio» alcançado pelo Torneio contribuíram para que Portimão recebesse, a partir de 2006, uma das Taças do Mundo do circuito internacional de ginástica rítmica, que veio «fortalecer em definitivo a ligação do município àquela que é uma das mais belas disciplinas de ginástica». A sua primeira edição serviu igualmente de pano de fundo à inauguração do Portimão Arena.

Entre 2006 e 2011, em simultâneo com o Torneio Internacional, realizaram-se seis Taças do Mundo de Ginástica Rítmica em Portimão.

A cidade recebeu algumas das referências mundiais da disciplina, das quais se destacam as campeãs olímpicas, mundial e europeia Alina Kabaeva e Evguenya Kanaeva, a campeã do mundo Anna Bessonova, a ginasta favorita do público de Portimão, além de nomes como Alya Yussupova, Melitina Staniouta e Almudena Cid.

Ao longo dos anos, tem sido uma competição de rara beleza que proporcionou também ao público uma oportunidade para ver e aplaudir os conjuntos ex-libris da Rússia, de Itália, da Bielorrússia e da Espanha.

Em 2011, a impossibilidade da autarquia garantir a realização das provas conduziu a uma interrupção ,em 2013, a Federação de Ginástica de Portugal decidiu retomar a organização da competição em Lisboa, o que aconteceu até ao ano passado, quando a prova voltou à cidade algarvia.

Os bilhetes estarão disponíveis em breve para venda na Bilheteira Online.

 

Ginástica Rítmica
A Ginástica Rítmica é uma disciplina olímpica essencialmente feminina, que se caracteriza por combinar aspetos estéticos e artísticos através da realização de movimentos corporais, coordenados com o manejo dos aparelhos portáteis, que são: a corda, o arco, a bola, as maças e a fita.
Os exercícios apresentam um elevado nível de dificuldade técnica e exigência física e são realizados fluentemente em harmonia com a música.

Federação de Ginástica de Portugal
A FGP superintende toda a atividade da ginástica, sendo a única entidade que pode atribuir títulos de campeões nacionais e de representar Portugal.
São oito as disciplinas sobe tutela da FGP: quatro olímpicas (Ginástica Rítmica, Trampolins, Artística Masculina e Artística Masculina) e quatro não olímpicas (TeamGym, Aeróbica, Ginástica para todos e Acrobática).
No seu conjunto, a FGP abrange perto de 18 mil ginastas, de 236 clubes e dez associações territoriais.

Torneio Internacional Portimão
– 25 edições entre 1987 e 2011.
– Maior edição do TIP foi em 2007, com 46 países, num total de 444 ginastas.

Taça do Mundo de Portimão
– Seis edições, entre 2006 e 2011

 

Comentários

pub