Silves assinala Dia Europeu das Vítimas de Terrorismo com conferência

Uma conferência que pretende «refletir e analisar soluções» que combatam o terrorismo vai assinalar o Dia Europeu das Vítimas de […]

Uma conferência que pretende «refletir e analisar soluções» que combatam o terrorismo vai assinalar o Dia Europeu das Vítimas de Terrorismo, no dia 11 de Março, realizando-se, a partir das 21h00, na Biblioteca Municipal de Silves.

Esta iniciativa terá dois painéis. O primeiro, a cargo do coronel de Infantaria Nuno de Lemos Pires, abordará o terrorismo transnacional.

Já o segundo terá Adélio da Cruz, diretor do Serviço de Informações e Segurança (SIS), como orador que falará sobre o tema “Vítimas e Terrorismo – O papel preventivo dos Serviços de Informações”.

O Dia Europeu das Vítimas do Terrorismo foi proclamado em homenagem a todos os que perderam a vida em atentados destes, mas também a familiares e amigos das vítimas, coincidindo a data com o atentado de Madrid em 2004, que causou 91 mortes e 1800 feridos.

A conferência, que será moderada por Idálio Revez, jornalista correspondente no Algarve do jornal “Público”, é a primeira de um ciclo que será dinamizado na Biblioteca Municipal de Silves «com o objetivo de promover e ampliar a dimensão do ato de ler, através do confronto de ideias, associando-se à comemoração de datas especiais», explica a Câmara local.

Nuno Correia Barrento de Lemos Pires é comandante do Corpo de Alunos e professor na Academia Militar (AM), colaborando com o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, a Universidade Nova de Lisboa e os Institutos Universitário Militar e de Defesa Nacional.

É doutorado em História, Defesa e Relações Internacionais pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE) e mestre em Ciências Militares pela AM. Tem, ainda, o curso de Estado Maior pelo Instituto de Altos Estudos Militares (IAEM), sendo, também, pós-Graduado em História Militar pela Universidade Lusíada e bacharel em Gestão de Recursos Humanos pelo Instituto Superior de Matemática e Gestão (ISMAG).

Já Adélio Torres Neiva da Cruz, além de diretor do SIS, é licenciado em Direito, variante de Ciências Jurídico-políticas pela Universidade de Coimbra. Cumpriu o serviço militar no Serviço de Justiça do Quartel-general da Região Militar do Centro e no Governo Militar de Lisboa, como Oficial Miliciano, tendo entrado para o SIS no 3.º Curso de Formação.

Ao longo da sua carreira, desempenhou várias funções nas áreas técnicas e operacionais, por exemplo na qualidade de diretor de diversos departamentos. Foi chefe do gabinete do secretário-geral do Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP). Frequentou diversos cursos de informações nos Estados Unidos da América, Reino Unido, Alemanha e Espanha e foi condecorado pela Guarda Civil de Espanha. Também frequentou o curso de Auditores de Defesa Nacional.

Mais informações sobre esta atividade poderão ser recolhidas junto da Biblioteca Municipal de Silves ou através do telefone 282 440 899 ou pelo e-mail [email protected].

 

 

 

 

 

+ informação sobre os oradores:

» Nuno Correia Barrento de Lemos Pires

Coronel de Infantaria / Operações Especiais, é Comandante do Corpo de Alunos e Professor na Academia Militar (AM). Colabora com o ISCTE-IUL, a Universidade Nova de Lisboa e os Institutos Universitário Militar e de Defesa Nacional.

É Doutor em História, Defesa e Relações Internacionais pelo Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-IUL (com a AM); Mestre em Ciências Militares pela AM, Curso de Estado Maior pelo Instituto de Altos Estudos Militares (IAEM), Pós-Graduado em História Militar pela Universidade Lusíada e Bacharel em Gestão de Recursos Humanos pelo Instituto Superior de Matemática e Gestão (ISMAG).

» Adélio Torres Neiva da Cruz

 

Comentários

pub