Reclusos da cadeia de Olhão vão trabalhar ao serviço da Câmara Municipal

Os reclusos do Estabelecimento Prisional de Olhão vão trabalhar ao serviço da Câmara Municipal da cidade. Esta medida que pretende […]

Os reclusos do Estabelecimento Prisional de Olhão vão trabalhar ao serviço da Câmara Municipal da cidade. Esta medida que pretende promover a reinserção dos reclusos na sociedade foi protocolada, esta quarta-feira, entre a autarquia olhanense e a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais.

Na cerimónia de assinatura, António Pina, presidente da Câmara de Olhão, manifestou «disponibilidade para continuarmos a colaborar com o Estabelecimento Prisional de Olhão, para que estes homens sejam pessoas diferentes, preparados para uma reinserção efetiva na sociedade, uma vez concluídas as suas penas».

Segundo a Câmara de Olhão, «esta colaboração terá duas vertentes, consoante o tipo de reclusos a que diga respeito», uma vez que há reclusos em regime aberto, que podem ausentar-se da cadeira, regressando ao final do dia, e outros que se encontram a cumprir pena «em moldes chamados “tradicionais”».

A autarquia explica que «ambos terão oportunidade de executar tarefas ao serviço do Município de Olhão, sejam de manutenção geral, limpeza, arranjos exteriores, ou outros trabalhos considerados necessários».

A Câmara lembra que «este é um modelo de cooperação já testado no passado com resultados animadores» e que «os trabalhos de pintura do Pavilhão Municipal que decorreram o ano passado foram executados por reclusos do Estabelecimento Prisional de Olhão».

Na assinatura do protocolo, Celso Manata, diretor-geral de Reinserção e Serviços Prisionais, sublinhou a importância da relação entre o Estabelecimento Prisional de Olhão e a autarquia: «um dos nossos objetivos é a diminuição do número de reclusos, e essa diminuição só poderá ser alcançada através de uma reinserção social efetiva, para que quem sai da cadeia não se sinta tentado a recair na criminalidade. Nesse sentido, estes programas ocupacionais constituem uma ferramenta fundamental», considerou.

A título de exemplo, uma das tarefas a serem desempenhadas pelos reclusos no âmbito deste protocolo será a pintura do Estádio Municipal de Olhão.

Comentários

pub