Silves: Peça inclusiva «Signos de Fora» desmistifica problemas de saúde mental

A peça de Teatro Inclusivo «Signos de Fora», pelo Teatro de Sótão, um grupo teatral inclusivo da ASMAL – Asssociação […]

A peça de Teatro Inclusivo «Signos de Fora», pelo Teatro de Sótão, um grupo teatral inclusivo da ASMAL – Asssociação de Saúde Mental do Algarve, vai estar no Teatro Mascarenhas Gregório, em Silves, no dia 10 de Fevereiro, às 21h30. A entrada é livre.

O espetáculo inclui a exibição de uma curta-metragem documental, com realização de Reem Al Mohtar, e a performance teatral, que terá coordenação artística de Nídia Marta Gonçalves. Os intérpetres são Beatriz Félix, Gilberto Palhares, José António Almeida, José Luís Rufino, Helena Zwennis, Lucília Gonçalves, Nídia Marta Gonçalves, Nuno Lourenço, Nuno Santos, Sandra de Jesus, Sandrina Pereira, Susana Dias, Simão Pedro Freitas e Telmo Viegas.

«São duas linguagens artísticas, que compartilham os mesmos desígnios – questionar o conceito de normalidade e desmistificar o estigma que está associado às pessoas com problemas de saúde mental», segundo a ASMAL. Também o texto, uma criação coletiva a partir de um poema de António Cândido Franco, se insere nesta filosofia.

Esta iniciativa insere-se num vasto programa de reabilitação psicossocial da instituição e visa, «sobretudo, promover a dignidade, a valorização e o reconhecimento das pessoas com problemas de saúde mental junto da comunidade».

Comentários

pub