Partida da regata Tall Ships de Sines integra comemorações dos 40 anos deste porto

A partida da regata «Tall Ships» de Sines, marcada para os últimos dias de Abril, é um dos principais eventos […]

A partida da regata «Tall Ships» de Sines, marcada para os últimos dias de Abril, é um dos principais eventos que integra as comemorações dos 40 anos daquele porto.

O programa inclui ainda conferências, exposições, concerto comemorativo, a produção de um documentário sobre o Porto de Sines, o lançamento de um livro, um concurso de fotografia para crianças, uma Feira do Mar, uma corrida, e, a fechar as comemorações, uma festa.

O programa das comemorações dos 40 anos do Porto de Sines foi apresentado na segunda-feira, numa iniciativa conjunta da Administração do Porto de Sines (APS), Câmara Municipal de Sines, AICEP Global Parques e Comunidade Portuária de Sines.

A apresentação contou com a presença de José Luís Cacho, presidente do conselho de administração da APS, Nuno Mascarenhas, presidente da Câmara Municipal de Sines, Francisco Palma, presidente da AICEP Global Parques, Jorge d’Almeida, novo presidente da CPSI – Comunidade Portuária de Sines, e de vários representantes de empresas e autoridades locais.

As comemorações deste 40º aniversário envolvem várias iniciativas, que vão decorrer ao longo do ano, tendo como datas de referência o dia 19 de Junho, data da publicação do Decreto-Lei n.º 270/71, que constituiu o Gabinete da Área de Sines, que deu início a todo o processo da sua formação, e culminarão no dia 14 de Dezembro, data oficial do aniversário.

A conferência “Sines 5.0 – ativo estratégico da economia nacional”, que se realiza em Março, na Fundação Calouste Gulbenkian, numa parceria da APS com a AICEP Global Parques, marca o início destas comemorações, que têm por objetivo dar a conhecer o papel determinante do Porto e da sua envolvente industrial e logística, para a região e para o País, enquanto ativo estratégico da economia nacional.

 

Programa:

Março:
>>Conferência Sines 5.0 – Ativo Estratégico da Economia Nacional: Fundação Calouste Gulbenkian
>>Lançamento do livro “40 anos, 40 Imagens”
>>Produção do filme/documentário “Sines – 40 Anos a Mover Portugal”

Abril/Maio:
>>Exposição da Trienal de Arquitetura de Lisboa: CAS – Centro de Artes de Sines
>>Tall Ships 2017
>>Exposição Porto de Sines – 40 Anos a Mover Portugal

Junho e Julho:
>>Concurso de fotografias para crianças
>>Comemorações do Dia do Porto de Sines – Dia aberto à comunidade
>>Corrida Porto de Sines
>>Concerto comemorativo
>>Feira do mar
>>Conferência: centro de negócios da ZILS/aicep

Setembro:
>>Colóquio Internacional: “Sines e o seu Porto, História e Património”

Novembro:
>>Conferência “Sines daqui a 40 anos”

Dezembro:
>>Festa de aniversário de APS

Comentários

pub