Palestra vai dar a conhecer o comércio do porto de Tavira através da cerâmica

A palestra «Evidência das relações comerciais do porto de Tavira através da cerâmica», a cargo da arqueóloga Sandra Cavaco, realiza-se […]

A palestra «Evidência das relações comerciais do porto de Tavira através da cerâmica», a cargo da arqueóloga Sandra Cavaco, realiza-se no próximo sábado, dia 25 de Fevereiro, às 10h30, no Núcleo Islâmico do Museu Municipal de Tavira. 

Segundo a Câmara de Tavira, «recentes estudos de peças provenientes de escavações arqueológicas têm reforçado o conhecimento sobre as relações comerciais com diversos portos do Mediterrâneo, atestadas pelas diversas importações cerâmicas».

Isto porque a vocação comercial e marítima daquela cidade é, também, «amplamente conhecida», sendo que ao seu porto chegavam muitas mercadorias e dele partiam produtos locais.

O declínio do porto nos finais do século XVI, mencionado na documentação da época, também se encontra confirmado pelos resultados do estudo das cerâmicas, já que o volume e a diversidade é «diminuto relativamente ao período anterior. Ainda assim conhecem-se exemplares holandeses e chineses», conta a autarquia tavirense.

Esta palestra insere-se no ciclo Passeios na história de Tavira que tem como finalidade dar a conhecer o passado da cidade, a paisagem urbana, os monumentos e as personagens históricas, bem como sensibilizar para a necessidade de proteger e valorizar a herança patrimonial.

A inscrição para a iniciativa em causa é gratuita e obrigatória, tendo um número máximo de 30 participantes. Os interessados deverão preencher esta ficha de inscrição e remetê-la ao serviço educativo do Museu Municipal de Tavira, através do e-mail [email protected] ou entregá-la na receção do Museu Municipal de Tavira – Palácio da Galeria, de terça-feira a sábado, entre as 9h00 e as 16h30.

Mais informações através do número 281 320 500 (ext. 2308/9).

 

 

Comentários

pub