Musicália: Olhanenses oLUDO estão de regresso com “Abraço” [com vídeo]

Seis anos depois, oLUDO vai regressar aos discos. A banda olhanense tem um novo álbum apontado para Março e lançou, […]

Seis anos depois, oLUDO vai regressar aos discos. A banda olhanense tem um novo álbum apontado para Março e lançou, em Janeiro, “Abraço”, um tema que serve de amostra ao que está para vir.

Para Davide Anjos, vocalista da banda, «o single reflete a dificuldade que foi fazer o disco e as forças que achamos que as músicas têm».

A distância temporal entre os dois trabalhos é refletida no nome dado, não só ao tema, como ao novo trabalho. O músico revelou ao Musicália-Sul Informação, que “Abraço” «é uma palavra com um significado bastante forte para nós. É uma forma de expressão em relação a este trabalho que foi feito com muita dificuldade. Levou bastante tempo a conseguirmos juntar todos os elementos da banda e elementos musicais. Foi um processo bastante longo».

A ausência do vocalista, por razões profissionais, tornou mais difícil dar uma sequência natural à criação e às gravações, algo que tinham conseguido tanto nos EPs ”Nascituro” (2009) e “Mil Tentações” (2010),  como na estreia nas longas durações em “Almirante” (2011).

Houve, também, uma tentativa da banda em se reinventar, explorando novos caminhos, com a entrada de mais um elemento. «Queríamos experimentar outras coisas, mudar a sonoridade, foi um dos motivos pelos quais chamamos a Teresa. A voz feminina deu a outra linha que procurávamos», explica Davide Anjos.

O teste para a colaboração no novo álbum já tinha acontecido quando Teresa Aleixo acompanhou a banda na digressão Latitude 37º (2015-16) que teve tempo suficiente para que os seis conseguissem acertar o passo.

Davide Anjos considera que «está um disco muito mais “acessível” porque a sonoridade chega a toda a gente, no entanto mantém a linguagem de oLUDO, aqueles elementos mais cruz, mais orgânicos, que sempre procurámos, conseguimos manter».

O resultado final acabou por agradar à banda. «Desde o trabalho de composição, à pré-produção e às misturas, conseguimos um trabalho bastante interessante, com um som bastante homogéneo, bastante direto», conclui Davide Anjos.

oLUDO são:
Davide – Vozes, guitarras,
João Baptista – Guitarras e vozes
Nuno Campos – Piano e teclados
Paulo Ferreirim – Baixo
Luís Leal – Bateria


Veja aqui o videoclip de “Abraço”

Comentários

pub