Monchique volta a promover a descoberta da Rota das Camélias

As inscrições para a Rota das Camélias, que vai decorrer em Monchique, no dia 19 de Fevereiro, a partir das […]

Uma cameleira na Serra de Monchique

As inscrições para a Rota das Camélias, que vai decorrer em Monchique, no dia 19 de Fevereiro, a partir das 9h30, estão abertas até ao dia 16. O evento está inserido no III Festival das Camélias.

O ponto de encontro para esta Rota das Camélias será o Largo de São Sebastião.

Este passeio pedestre, com cerca de 4 quilómetros, desenvolve-se na zona periférica da vila de Monchique e em algumas partes do aglomerado urbano, onde se podem observar conjuntos destas plantas em ambiente natural, sendo que também serão visitados jardins privados e a maior coleção particular de camélias do Algarve.

Foram os descobridores portugueses que trouxeram do Oriente a Cameleira (também chamada Japoneira em algumas zonas do país e cujo nome científico é Camellia japonica), abrindo assim caminho a uma proliferação por todo o país e também por Espanha.

Séculos depois, a camélia constitui um importante elemento da paisagem, tendo sido na sua maioria plantada em belos jardins senhoriais, alimentando e iluminando a paixão e a alma das famílias.

A Serra de Monchique, a que também se chama Jardim do Algarve, é a zona mais sul do país onde existem camélias, plantas delicadas que precisam de condições especiais de clima e de solo.

Clique aqui para ver (e ler) como foi o passeio pela Rota das Camélias no ano passado.

Comentários

pub