Monchique continua sem candidato do PS, enquanto Adelino causa cisão em Vila do Bispo

Em todos os 16 municípios do Algarve, só falta ao Partido Socialista anunciar o candidato em Monchique, depois de confirmados […]

Em todos os 16 municípios do Algarve, só falta ao Partido Socialista anunciar o candidato em Monchique, depois de confirmados pela direção nacional os nomes de Adelino Soares (Vila do Bispo), Fátima Matos (Silves) e Ricardo Clemente (Albufeira).

E se, nos dois últimos, a confirmação dos candidatos acabou por ser pacífica, no caso do atual presidente da Câmara de Vila do Bispo motivou uma cisão interna que há muito se desenhava.

Os dirigentes do PS vilabispense, que já tinham retirado a confiança política a Adelino Soares há muito, apresentaram a sua demissão mal foi oficializada a decisão da cúpula do partido. Entre os militantes que cortaram a relação com o PS, conta-se Nuno Amado, presidente da Assembleia Municipal e da Comissão Política do PS de Vila do Bispo.

Numa tomada de posição pública, o ex-dirigente socialista anunciou a demissão em bloco da sua equipa, acrescentando que «cerca de 70% dos militantes locais entregaram os seus cartões solicitando a desfiliação do partido».

«Após todos estes anos de conflito entre a estrutura concelhia e o presidente da Câmara, este era o resultado que eu já esperava. A mim não me surpreendeu», disse ao Sul Informação António Eusébio, presidente do PS/Algarve.

A “debandada” de boa parte dos militantes socialistas, em Vila do Bispo, não perturba, ainda assim, António Eusébio. «O que precisamos agora é de fazer o nosso caminho e criar novas equipas. Como estamos no poder, estou certo que o presidente Adelino Soares fará todo o trabalho necessário para ganhar as eleições, algo que estou certo que vai acontecer», acrescentou.

Em Monchique, os socialistas também parecem não ter a vida facilitada, já que a Concelhia local do PS ainda não escolheu, ela própria, um nome para liderar uma eventual candidatura à Câmara que atualmente está nas mãos do social-democrata Rui André.

Ainda sem candidato oficial em nenhum dos 16 concelhos do Algarve continua o Bloco de Esquerda, que só começará a anunciar nomes de cabeças-de-lista a partir de sábado, dia 18 de Fevereiro, no seguimento do Encontro Nacional Autárquico do partido, que terá lugar em Lisboa.

 

Clique aqui para ver o Mapa interativo sobre os candidatos dos vários partidos nos 16 municípios do Algarve.

Comentários

pub