Ministra do Mar apresenta “Estratégia para o Aumento da Competitividade Portuária” para o Porto de Sines

A ministra do Mar Ana Paula Vitorino vai apresentar a “Estratégia para o Aumento da Competitividade Portuária” para o Porto […]

A ministra do Mar Ana Paula Vitorino vai apresentar a “Estratégia para o Aumento da Competitividade Portuária” para o Porto de Sines, numa sessão marcada para amanhã, dia 10 de Fevereiro, às 10h30, no Auditório do Edifício da APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve.

A sessão contará ainda com a presença de Luís Cacho, presidente da APS, e de Nuno Mascarenhas, presidente da Câmara Municipal de Sines.

Entretanto, deputados da Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas da Assembleia da República visitaram o Porto de Sines no dia 7 de Fevereiro, com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre a principal infraestrutura portuária do país em carga movimentada.

O presidente da APS José Luís Cacho apresentou a evolução dos indicadores de movimentação de carga no Porto de Sines, assim como os fatores de sucesso que têm motivado o seu crescimento sustentado nos últimos anos.

A melhoria das acessibilidades ferroviárias foi outro dos assuntos discutidos, nomeadamente a ligação do Porto de Sines a Espanha, de forma a melhorar a conectividade do porto às empresas no hinterland ibérico.

As condições operacionais do Porto de Sines, com ligações regulares aos principais mercados mundiais, a que se associam elevados índices de produtividade, garantem excelentes condições de suporte à atividade económica do país, principalmente no que respeita aos fluxos de importação e de exportação.

 

Programa:

10h30 – Abertura da Sessão
Presidente da CM Sines Nuno Mascarenhas

10h45 – Apresentação da Estratégia para o Aumento da Competitividade Portuária
Ministra do Mar Ana Paula Vitorino

11h10 – Apresentação dos projetos de investimento no Porto de Sines
Presidente da APS – Administração dos Portos de Sines e Algarve, Luís Cacho

11h30 – Debate sobre o futuro do Porto de Sines

12h00 – Encerramento da sessão
Ministra do Mar Ana Paula Vitorino

Comentários

pub