Milhares celebraram adesão à União Europeia no Carnaval de Altura

O Carnaval de Altura saiu à rua este fim-de-semana (dias 25 e 26 de Fevereiro) e foram milhares as pessoas […]

O Carnaval de Altura saiu à rua este fim-de-semana (dias 25 e 26 de Fevereiro) e foram milhares as pessoas que celebraram a adesão de Portugal à União Europeia – o tema deste ano do corso.

Com 10 carros alegóricos , e «mais de 11 grupos de animação», no Carnaval de Altura houve «muita alegria e boa disposição», em que colaboraram tanto os foliões e matrafonas, como os carros que representaram as Juntas de Freguesia de Altura, Castro Marim e Odeleite, a Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim, o Clube Recreativo Alturense, a Associação Cegonha Branca, o Grupo de Amigos de Altura, a Associação Amendoeiras em Flor, o Intermarché e a Eurocidade do Guadiana.

Ontem, dia 26, a organização realizou, também, um jantar e baile de Carnaval, aberto a toda a população, homenageando o voluntarismo das muitas pessoas que trabalharam para a realização deste evento.

«O Carnaval de Altura é um dos mais genuínos do país. Há um grande envolvimento e esforço da comunidade local, e em particular da Junta de Freguesia de Altura, a que é preciso reconhecer todo o mérito», realçou Francisco Amaral, presidente da Câmara de Castro Marim.

As comemorações do Carnaval no concelho só terminam no dia 1 de Março, Quarta-Feira de Cinzas, com a tradição do Enterro do Entrudo, às 15h30, em Alta Mora e às 21h00 na vila de Castro Marim.

Nesse dia, a população reúne-se em cortejo fúnebre, em redor do finado, mas também das suas viúvas inconsoláveis. A ocasião exige também a leitura do testamento do Entrudo, cuja tónica se apoia numa sátira social e política.

Uma vez lido o testamento, encerram-se as fictícias cerimónias fúnebres e, à luz da tradição, começa a preparação para a época da Quaresma, de sossego e reflexão.

O Carnaval de Altura, com o tema dos 30 anos de adesão de Portugal à União Europeia, integrou um conjunto de iniciativas da Eurocidade do Guadiana, enquadradas no programa “30 anos 30 iniciativas”, com a anuência da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento (CCDR) Algarve e das redes europeias Europe Direct e Enterprise Europe Network.

O carro alegórico da Eurocidade do Guadiana foi pintado pela artista plástica alemã Karina Muller, a residir em Ayamonte. O Parlamento Europeu e a Representação Europeia, através do seu “Espaço Europa”, no Instituto Jean Monet, em Lisboa, providenciaram ainda um conjunto de brindes para oferecer ao público durante o desfile.

Colaboram ainda no programa «30 anos 30 iniciativas», e nesta ação em particular, entidades como o Centro de Informação Europe Direct Algarve, a Eurorregião AAA (Alentejo-Algarve-Andaluzia) e a Associação Odiana.

 

Veja mais fotos:

Comentários

pub