Manifestação de pescadores lúdicos contesta proibição da pesca de sargo na Costa Vicentina

A proibição da pesca de sargo no Parque Natural da Costa Vicentina e Sudoeste Alentejano, que está em vigor até […]

A proibição da pesca de sargo no Parque Natural da Costa Vicentina e Sudoeste Alentejano, que está em vigor até 15 de Março, é uma das questões contra as quais os pescadores lúdicos se vão manifestar no próximo dia 4 de Março, às 15h00, no Largo 1º de Maio, no Rogil (Aljezur).

Esta situação, ao que apurou o Sul Informação, apenas acontece para pescadores lúdicos, uma vez que, durante o defeso, continua a ser permitida tanto a pesca submarina, como através de barcos.

Este protesto tem, ainda, o objetivo de contestar a existência de áreas de restrição à pesca lúdica, nas zonas do Rogil (Aljezur), Cavaleiro (Odemira), e Porto Covo (Sines).

Isto porque os manifestantes são, também, a favor do aumento das quantidades autorizadas para a pesca de marisco. Fonte das Comissões de Pescadores e População da Costa Portuguesa, que organiza a manifestação, disse ao Sul Informação que o objetivo é os pescadores lúdicos poderem apanhar «5 quilos» de «ouriço-do-mar e mexilhão», defendendo, ainda, a existência «de um período de defeso».

Quanto à proibição da pesca de sargo, José Amarelinho, presidente da Câmara de Aljezur, também já se tinha mostrado contra esta situação.

«No concelho de Aljezur, na freguesia de Rogil, mantém-se uma aberrante e inexplicável Proteção Parcial I Marinha, que não permite a pesca lúdica e mariscagem, não obstante o trabalho e insistência das Associações e Câmara Municipal em pôr cobro a tal situação», disse então Amarelinho, num comunicado contra a autorização de prospeção de petróleo no mar, pela ENI/GALP, ao largo da Costa Sudoeste.

Proibições que, como salientou o autarca, contrastam com o facto de «o Governo arrogar-se permitir o primeiro furo de prospeção [de hidrocarbonetos] nestas águas».

Comentários

pub