«Maior maratona moto turística da Europa» termina em Faro

A 19ª edição do “Portugal de lés-a-lés”, que é a maior maratona moto turística da Europa, vai terminar, durante a […]

A 19ª edição do “Portugal de lés-a-lés”, que é a maior maratona moto turística da Europa, vai terminar, durante a tarde do dia 17 de Junho, em Faro. No total, esta iniciativa percorrerá 1100 quilómetros.

A maratona, sem fins competitivos, terá, assim, três etapas e um passeio de abertura, sendo que o início é em Vila Pouca de Aguiar. A escolha de Faro para o fim da prova faz jus «ao espírito motociclístico que corre nas veias da cidade e dos farenses», nas palavras de Paulo Santos, vice-presidente da Câmara local, que esteve na apresentação do evento, no passado dia 5 de Fevereiro.

Quanto ao percurso, este atravessará 12 distritos e dezenas de concelhos, privilegiando as estradas menos conhecidas, nunca pisando qualquer Itinerário Principal (IP) ou Itinerário Complementar (IC).

«O objetivo é cruzar Portugal de extremo a extremo contemplando paisagens e lugares de enorme esplendor. Todos os participantes seguirão o turístico road-book que fará conhecer alguns dos pormenores mais interessantes de Portugal», explica a Câmara de Faro.

No que diz respeito à forma como se vai desenrolar a prova, as verificações técnicas irão abrir o evento, durante a manhã e tarde do dia 14, formalismo que antecede o prólogo “aperitivo turístico” por Vila Pouca de Aguiar e jantar de apresentação.

As três etapas começarão sempre ao início das manhãs de quinta e sexta-feira.

As últimas edições do “Portugal de Lés-a-Lés” ultrapassaram sempre o milhar de participantes, tendo-se em 2016 contabilizado 1650 motociclistas em 1500 motos, com um aumento do número de participantes estrangeiros. Faro já recebeu 3 chegadas, em 2002, 2005 e 2007 e proporcionou uma partida desta maratona turística, em 2010.

As inscrições online estão abertas até ao dia 15 de Fevereiro e podem ser feitas aqui, custando 150 euros por passageiro.

Comentários

pub