Lar e Centro de Dia de Querença tem nova carrinha para «dar resposta às necessidades»

Uma carrinha para o Lar e Centro de Dia de Querença foi entregue esta semana pela Câmara de Loulé à […]

Uma carrinha para o Lar e Centro de Dia de Querença foi entregue esta semana pela Câmara de Loulé à Associação de Bem-Estar dos Amigos de Querença. Este veículo dará «resposta às necessidades de uma população envelhecida», por exemplo no transporte de pessoas e no apoio domiciliário.

A aquisição desta carrinha foi o projeto vencedor da edição de 2015 do Orçamento Participativo e custou 26 mil euros.

Vítor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé, e Margarida Correia, presidente da Associação de Bem-Estar dos Amigos de Querença e da União de Freguesias Querença, Tôr e Benafim, sublinharam a importância «da aquisição desta viatura no contexto de uma localidade que se encontra afastada dos principais núcleos urbanos, habitada sobretudo por idosos e, tal como todo o território do interior, afetada pelos problemas de desertificação», segundo conta a autarquia louletana.

Estes dois responsáveis referiram ainda que o Orçamento Participativo «tem permitido levar a cabo investimentos escolhidos pelos próprios munícipes e que, em muitos casos, são tão ou mais importantes do que as grandes obras».

Quanto ao novo veículo, poderá também ajudar no transporte de idosos «até às unidades de saúde em Loulé ou Faro».

O Orçamento Participativo do Município de Loulé arrancou em 2014, ano em Querença o projeto vencedor foi a criação da Rota d’Água – limpeza e manutenção de levadas para fins turísticos e agrícolas, cujos trabalhos, com um custo de 22 mil euros, estão em fase de conclusão.

Já em 2016, a criação de uma piscina natural na zona da Fonte Filipe foi o projeto de Querença que reuniu mais votos no Orçamento Participativo, sendo que a Câmara de Loulé não aponta ainda qual é a data de conclusão da obra.

Comentários

pub