Lagos organiza um Mar de Experiências para promover economia local

Um passeio de barco pela Costa d’Oiro, uma visita ao Zoo de Lagos e uma palestra são as iniciativas que […]

Um passeio de barco pela Costa d’Oiro, uma visita ao Zoo de Lagos e uma palestra são as iniciativas que integram a ação de dinamização e promoção turística «Lagos e o Algarve – Um Mar de Experiências», marcada para dia 16 de Fevereiro, naquela cidade.

Todas as iniciativas têm o objetivo de dar a conhecer «as experiências de que o munícipe ou o visitante pode desfrutar em Lagos».

Isto porque, no entender da Câmara local, «o novo turista, que, ao contrário do passado, demonstra uma tendência clara para estadias de curta duração, já não se contenta apenas com o tradicional “sol e praia”, e procura cada vez mais experiências autênticas, educativas e de entretenimento, que proporcionem o seu desenvolvimento pessoal e a aquisição de novas competências».

Por isso, esta é uma área que a autarquia, em parceria com os agentes a operar no setor, «pretende desenvolver e potenciar».

A Câmara de Lagos considera estar «empenhada em responder aos desafios que o turismo enfrenta, procurando potenciar a capacidade de atração do município enquanto destino turístico de excelência e afirmar-se como uma marca de referência tanto em termos nacionais como internacionais».

A sessão de abertura, no Auditório dos Paços do Concelho Séc. XXI, contará com a presença de Maria Joaquina Matos, presidente da Câmara de Lagos, Desidério Silva, presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA) e Alexandra Gonçalves, diretora regional de Cultura do Algarve.

Algumas das palestras a realizar serão, por exemplo, “Algarve – Segredos por Descobrir”, a cargo de João Fernandes, vice-presidente da RTA, “Lagos, cidade de história e tradição”, de José Viegas, que irá apresentar a programação cultural para 2017 da Câmara de Lagos, ou ainda “Experiências Únicas de Turismo de Natureza: A Rota Vicentina”, por Marta Cabral.

A iniciativa, que se realiza pela segunda vez, destina-se a guias-intérpretes, operadores turísticos, unidades hoteleiras, empresas de animação turística e outras do setor com atuação na área do município de Lagos.

As inscrições são gratuitas, mas têm de ser feitas até 10 de Fevereiro, ligando, por exemplo, para o 282 771 723 ou enviando um e-mail para [email protected]  (indicando nome, entidade/empresa que representa e contactos, e-mail e telefone).

Os inscritos terão estacionamento gratuito no parque subterrâneo do edifício dos Paços do Concelho. Já o transporte até ao cais de embarque para o passeio de barco também é gratuito, assim como até ao Zoo de Lagos, estando apenas limitado à lotação máxima do autocarro.

 

Programa:

– 10h00 | Abertura

– Palestras
>>>“Algarve – Segredos por Descobrir” – João Fernandes, vice-presidente da Região de Turismo do Algarve
>>>“Lagos, cidade de história e tradição”: Apresentação da programação cultural para 2017 – José Viegas (Câmara de Lagos)
>>>“Lagos: Parcerias locais na animação turística” – Henrique Graça (Câmara de Lagos)
“Novas Descobertas e Experiências: Uma Aposta de Sucesso na área das Marítimo-Turísticas em Lagos” – Luís Carvalho (Discover Tours)
>>>“Lagos e o Algarve na Rota do Petisco” – Apresentação da edição de 2017 – Maria Nobre Carvalho (Associação Teia D’Impulsos)
>>>“Experiências Únicas de Turismo de Natureza: A Rota Vicentina” Marta Cabral (Rota Vicentina – Associação para a Promoção do Turismo de Natureza na Costa Alentejana e Vicentina)

15h00 | Experiências para toda a família no Zoo de Lagos – visita guiada comentada

16h00 | “À Descoberta da Costa D’Oiro” – Passeio de Barco (sujeito às condições climatéricas e do mar)

18h00 |Regresso a Lagos

Comentários

pub