Hoje choveu lama no Algarve e a culpa é das poeiras vindas do Norte de África

Quem hoje acordou e viu o seu carro pintado de castanho fique a saber que a culpa é das poeiras […]

Quem hoje acordou e viu o seu carro pintado de castanho fique a saber que a culpa é das poeiras provenientes do deserto do Norte de África, em suspensão no ar, e que, aliadas à queda de alguma precipitação fraca, originou esta “chuva de lama”.

E o fenómeno, que até é recorrente no Algarve, ainda poderá voltar a repetir-se ao longo do dia. Por isso, Bruno Gonçalves, o meteorologista amador responsável pelo site Meteofontes, recomenda: «não se apressem a ir lavar os automóveis, pois ainda é possível que voltem a ficar novamente “pintados” durante o dia de hoje».

Segundo um comunicado do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), «uma depressão centrada na região de Marrocos transporta na sua circulação poeiras em suspensão provenientes do norte de África».

O fenómeno meteorológico está, «neste momento, a afetar uma vasta região desde a Tunísia até às Canárias, passando pelo sul da Península Ibérica e pelo arquipélago da Madeira» e traduz-se «num tom amarelado do céu, que deverá diminuir gradualmente ao longo dos próximos dias».

No entanto, segundo o IPMA, «prevê-se que as poeiras continuem a afetar a região Sul e parte da região Centro, do continente, e a Madeira, até à manhã de dia 24 de Fevereiro», sexta-feira.

Ao longo do dia de hoje, há «a possibilidade de ocorrência de aguaceiros no Sotavento algarvio e no interior do Baixo Alentejo, que, se ocorrerem, terão como consequência a deposição das poeiras à superfície (normalmente bem visível sobre os automóveis)», acrescenta o IPMA.

No entanto, como o Sul Informação constatou, esta “chuva de lama” não está apenas a afetar o Sotavento, tendo também chegado ao Barlavento Algarvio.

Esta situação de poeiras do deserto no ar costuma também afetar quem sofre de problemas respiratórios ou alergias, pelo que se recomenda especiais cuidados.

O mesmo fenómeno está a atingir o Alentejo, mesmo até Setúbal, o Sul de Espanha, as Canárias e a Madeira.

 

Veja aqui a animação da previsão de poeiras no ar:

via GIPHY

 

Comentários

pub