Guardia Civil mostra à GNR do Algarve como protege património histórico de Espanha

A experiência da Guardia Civil espanhola na proteção do património histórico e cultural vai ser dada a conhecer na conferência […]

A experiência da Guardia Civil espanhola na proteção do património histórico e cultural vai ser dada a conhecer na conferência «La Guardia Civil en la proteccion integral del Património Histórico y Cultural Español», que vai ter lugar a 7 de Março, no Auditório Teresa Gamito do Campus de Gambelas da Universidade do Algarve, em Faro.

Esta iniciativa realiza-se no âmbito do protocolo assinado entre a Direção Regional de Cultura do Algarve e o Comando Territorial da GNR de Faro. Em Maio de 2016, as duas entidades deram início a uma colaboração que visa proteger o património algarvio, nomeadamente o que se encontra em zonas mais desertificadas, na área de jurisdição da GNR.

Desde então, os militares da GNR têm vindo a receber formação, para melhor salvaguardar as riquezas existentes no território. No dia 7 de Março, o comandante Marco Gómez Romera, da Guarda Civil de Espanha, dará mais um contributo para a nova missão assumida por este força de segurança, no Algarve.

O orador convidado vai dar a conhecer a realidade de Espanha, onde, desde 1985, a Guardia Civil participa ativamente no controlo e vigilância do património histórico, «nos contextos da arqueologia terrestre e subaquática». Também será abordada a forma «como procede na investigação dos seus delitos».

A ação de formação que está a decorrer conta com a participação de professores da Universidade do Algarve e de técnicos municipais da área do património cultural, bem como de docentes da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, «tendo vindo a registar um elevado nível de satisfação e de adesão», segundo a Direção Regional de Cultura.

Comentários

pub