Geringonça tenta navegar até bom porto no Carnaval de Loulé

A Geringonça e os Descobrimentos vão dar o tom ao Carnaval de Loulé de 2017, que vai animar Avenida José […]

A Geringonça e os Descobrimentos vão dar o tom ao Carnaval de Loulé de 2017, que vai animar Avenida José da Costa Mealha, no centro histórico desta cidade algarvia, nos dias 25, 26 e 28 de Fevereiro. Heróis da época de ouro da história de Portugal juntam-se aos protagonistas da atualidade, da política, mas também do desporto, num desfile onde a sátira e o humor são a nota dominante.

Em 2017, o tema do corso louletano, um dos mais emblemáticos do país, será «Os Descobrimentos – a Grande Geringonça». Mas não serão só portugueses que ficarão para a história desta edição do Carnaval, já que, segundo a Câmara de Loulé, «mais uma vez, os principais líderes do mundo vão estar em Loulé, através de uma sátira acutilante».

Neste campo, há lugar para as «trumpalhadas» do recém-empossado presidente dos Estados Unidos da América e para o novo secretário-geral da ONU, o português António Guterres, que vai tentar manter a paz no mundo munido com um “mata-moscas”.

«A verdadeira geringonça (considerada a Palavra do Ano de 2016 em Portugal) vai estar, ao vivo e a cores, no Carnaval de Loulé. Uma criação desajeitada que nasceu dos consensos de uma esquerda representada por António Costa, Catarina Martins e Jerónimo de Sousa, adaptada a uma das naus desta expedição dos Descobrimentos Portugueses. Esta geringonça quer navegar mais rápido nestas águas carnavalescas mas será que o consegue?», antecipa a autarquia louletana.

Por outro lado, os criativos por detrás do sempre muito aguardado desfile vão criar carros relativos aos Descobrimentos, recordando os feitos de Vasco da Gama e Pedro Álvares Cabral, entre outros navegadores, mas também contemporâneo “D. Fernando” Santos, “O Conquistador”, que liderou a Seleção Nacional de futebol à vitória no Euro 2016.

Também em destaque estará «a mediática figura de “D. Marcelo” que irá espalhar muitos beijinhos e abraços pelo público do corso louletano», ao comando da “Nau Presidencial”.

A autarquia voltará a pôr à disposição do público o aluguer de fatos e adereços de Carnaval, «possibilitando que todas as pessoas possam entrar na folia vestidos a rigor».

Este ano, também será promovida uma exposição deste espólio, produzido ao longo dos anos pelo Município de Loulé, nas monstras das lojas do comércio da Praça da República, uma novidade.

A Câmara de Loulé acrescentou que no dia 25, um sábado, o corso louletano vai chegar a todo o mundo através da RTP, que vai estar a transmitir em direto a partir da cidade algarvia entre as 14h00 e as 20h00.

Os bilhetes para ver o desfile custam 2 euros. A verba arrecadada será canalizada para instituições de solidariedade social do concelho.

Comentários

pub