Gala do Desporto de Albufeira homenageou atletas e clubes «numa noite de gala»

A 13ª Gala do Desporto de Albufeira realizou-se na passada sexta-feira, dia 3 de Fevereiro, e homenageou atletas e clubes […]

A 13ª Gala do Desporto de Albufeira realizou-se na passada sexta-feira, dia 3 de Fevereiro, e homenageou atletas e clubes numa «noite de gala», em que desfilaram, no Pavilhão de Albufeira, 272 atletas de 15 modalidades, «mostrando» que naquele concelho se vive «desporto todo o ano».

A homenagem a estes 275 atletas deveu-se «não só» aos excelentes resultados mas «também pelo seu esforço e empenho, reconhecidos através de participações de mérito e relevantes», para atletas que não se sagraram campeões. Nestes moldes, 59 atletas foram distinguidos devido a participações de relevo e 15 foram reconhecidos «pelo seu mérito».

Carlos Silva e Sousa, presidente da Câmara de Albufeira, presente nesta homenagem fez alusão ao facto de para esta época desportiva a autarquia ter investido «mais de 170 mil euros» no apoio às coletividades locais, o que representou «um acréscimo de 20% face ao ano passado».

«Iremos continuar a apoiar o desporto e os nossos jovens com o objetivo de elevar as condições para a formação das camadas juvenis e incentivar a população à prática desportiva, seja ela federada, escolar, adaptada ou informal», salientou.

Este ano, o evento contou a com a presença de Rosa Mota e Carlos Lopes, dois dos nomes mais conhecidos no atletismo em Portugal, que vieram transmitir a sua experiência aos mais novos.

«Agradeço à Câmara de Albufeira esta homenagem: este grande convívio. Quero dar os parabéns pela realização desta festa e por tudo o que têm feito pelo desporto», destacou Rosa Mota.

Para a ex-atleta, vencedora da primeira edição do Cross Internacional das Amendoeiras em Flor, «é muito importante reconhecer o trabalho dos jovens, treinadores, associações, clubes, pais» porque tal serve de «incentivo» para que outros sejam desafiados «a praticar desporto». Nisto, no entender de Rosa Mota, a Câmara de Albufeira «tem feito um trabalho excelente».

Para Carlos Lopes, a cidade de Albufeira tem um significado especial, «porque foi aqui que demos os primeiros passos para a grandeza do atletismo português. Albufeira faz parte do nosso sucesso pois aqui tivemos todas as condições para a prática da modalidade. E nós, atletas, também criámos todas as condições para que esta cidade fosse reconhecida mundialmente».

«Sempre gostei muito desta cidade e acabei por vir para o Imortal, onde estive pouco mais de dois anos. Infelizmente devido a algumas lesões acabou por ser neste clube que terminei a minha carreira, prestes a completar 40 anos», acrescentou.

Rosa Mota e Carlos Lopes fizeram questão, ainda, de deixar uma mensagem de encorajamento aos jovens atletas para que estes trabalhem para alcançarem os seus objetivos, dizendo que é «preciso treinar muito, gostar do que se está a fazer e acreditar em nós próprios».

Paulo Freitas, presidente da Assembleia Municipal, enalteceu, por sua vez, o trabalho realizado pelos atletas e treinadores. «Temos um concelho dos mais jovens do país e dos mais preocupados com a prática desportiva. Esta não é só uma Gala do Desporto, mas também um gala da família e de uma cidade feliz e inclusiva», considerou.

Custódio Moreno, diretor regional do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), disse conhecer o trabalho que é feito em Albufeira em matéria de desporto, dando os parabéns à autarquia pela realização da Gala do Desporto, que considera «um investimento nas pessoas, na educação, na saúde, no convívio e no lazer».

O dirigente afirmou que o desporto une as pessoas e «quando vemos um pavilhão cheio de jovens como esta noite é sinal de que o legado está assegurado às próximas gerações».

A Gala do Desporto contou com um momento de animação musical a cargo de Filipa Sousa, artista albufeirense que representou Portugal no Festival Eurovisão, em 2012.

A Gala do Desporto manteve, também, a vertente solidária, apoiando a campanha “Um Euro, Uma Causa”. O evento permitiu angariar 290 euros, valor que reverteu a favor da associação “Pata Ativa”, que atua na área da defesa dos animais, da natureza e na promoção de hábitos de vida saudáveis.

Comentários

pub