Feira dos Enchidos de Monchique pela última vez no Heliporto no próximo fim de semana

A Feira dos Enchidos de Monchique vai regressar na próxima sexta-feira, dia 3 de Março, e tudo indica que será […]

Enchidos de Monchique – Foto: Martyna Mazurek

A Feira dos Enchidos de Monchique vai regressar na próxima sexta-feira, dia 3 de Março, e tudo indica que será a última vez que o heliporto se vai transformar para acolher este evento. Para o ano, o espaço multiusos, que vai nascer nas instalações da antiga serração, já deve estar preparado para receber o certame, revelou Luís Grade, vereador da Câmara de Monchique, ao Sul Informação.

Segundo o responsável, «esta poderá ser a última feira neste espaço. Tudo indica que o espaço na antiga serração vai estar ponto, uma vez que já temos apoios para a sua execução. Este espaço vai permitir acolher não só esta feira, como o Festival das Camélias, o Festival do Medronho ou a Feira do Presunto», os certames que, ao longo do ano, vão sendo promovidas pela Câmara Municipal para dinamizar a economia local.

Na edição deste ano da Feira dos Enchidos, que decorre entre sexta-feira e domingo, haverá 45 expositores. Enchidos, artesanato, mel, medronho, doçaria ou tasquinhas compõem os stands deste evento, que a organização espera que que possa levar à vila serrana, ao longo dos três dias, cerca de 25 mil pessoas.

«Tendo em conta os bons números do turismo do Algarve e os indícios que temos em termos de ocupações de quartos para esse fim de semana, pode haver um aumento no número de visitantes este ano, sendo que, se chover, seremos penalizados», diz Luís Grade.

Além dos stands, a Feira dos Enchidos volta a ter apresentações de show-cooking, promovidas pela Associação de Cozinheiros e Pasteleiros do Algarve, que têm como principal foco de criação e confeção os enchidos de Monchique.

«Esta foi uma aposta ganha no ano passado, que teve uma recetividade enorme, os chefs prepararam um grande pitéu e as pessoas no fim “jogaram-se aos tachos”», graceja o vereador.

As portas do recinto abrem às 17h00 de sexta-feira e, nesse dia, a animação musical vai ficar a cargo do Rancho Folclórico da Luz de Tavira, a partir das 21h30. Já no sábado, as portas abrem às 10h00 e encerram às 23h00, depois de terminado o concerto de Quinta do Bill, marcado para as 22h00. Por fim, no domingo, a feira abre às 10h00 e encerra às 21h00. Virgul é o artista que sobe ao palco neste dia, a partir das 18h00.

Além dos concertos programados, Luís Grade realça que haverá animação itinerante, com a Banda de Concertinas da Sertã.

Durante o certame, vai ainda ser atribuído a um produtor de enchidos o Prémio Lima Duque, «com o intuito de perpetuar a lembrança do Dr. Luís Fernando Maia de Lima Duque, médico veterinário e pessoa desde sempre ligada a esta feira», diz a Câmara Municipal de Monchique.

 

Programa:

Sexta – 3 de Março
16h00 – Abertura
17h30 – Inauguração
21h30 – Grupo Folclórico Luz de Tavira
23h00 – Encerramento

Sábado – 4 de Março
10h00 – Abertura
11h00 –Academia de Karaté de Monchique
12h30 – Banda de Concertinas da Sertã
15h30 – Showcooking pela Associação de Cozinheiros e Pasteleiros do Algarve
18h00 – Banda de Concertinas da Sertã
20h30 – Banda de Concertinas da Sertã
22h00 – Concerto QUINTA DO BILL
23h00 – Encerramento

Domingo – 5 de Março
10h00 – Abertura
11h30 – Banda de Concertinas da Sertã
13h00 – Showcooking pela Associação de Cozinheiros e Pasteleiros do Algarve
14h00 – Banda de Concertinas da Sertã
17h00 – Banda de Concertinas da Sertã
17h45 – Entrega do Prémio Lima Duque
18h00 – Concerto VIRGUL
23h00 – Encerramento

 

 

Comentários

pub