Clubes desportivos de Albufeira já podem candidatar-se a apoios da Câmara

Os clubes de Albufeira já podem candidatar-se aos apoios ao desenvolvimento desportivo atribuídos pela Câmara Municipal. A autarquia albufeirense abriu […]

Os clubes de Albufeira já podem candidatar-se aos apoios ao desenvolvimento desportivo atribuídos pela Câmara Municipal.

A autarquia albufeirense abriu o período de candidaturas para a formalização de contratos-programa de Desenvolvimento Desportivo para o ano de 2017, medida que visa «apoiar o trabalho dos clubes na promoção do desporto, quer ao nível da formação e ocupação dos tempos livres dos jovens, quer da vertente competitiva».

Para se candidatarem ao financiamento, as coletividades «devem enviar formulário próprio devidamente preenchido para o email [email protected], juntamente com o Plano de Atividades e Orçamento do Clube para 2017, Contas do Exercício e o Relatório de Atividades, ambos respeitantes ao ano de 2016, bem como as atas da Assembleia Geral onde consta a aprovação dos referidos documentos», segundo a Câmara de Albufeira.

Em 2016, foram assinados contratos-programa com um valor global de 170 mil euros, com 16 clubes e coletividades que, entre si, contam com 2894 atletas, dos quais 1790 são federados, e promovem 32 diferentes modalidades desportivas.

Os valores são atribuídos em função de critérios previamente fixados pelo município que têm por base vários indicadores, nomeadamente número de atletas federados, total de praticantes, número de modalidades desportivas, escalões e nível competitivo, número de treinadores e grau de formação e os resultados desportivos alcançados durante o último ano.

«Este ano, vamos continuar a reforçar as verbas disponíveis para o apoio direto aos clubes quer por via dos Contratos-Programa, quer na questão da logística, da cedência de instalações, no apoio ao transporte e deslocações e na organização de atividades desportivas», assegurou o presidente da Câmara de Albufeira Carlos Silva e Sousa.

Segundo o edil albufeirense, a autarquia irá realizar diversos eventos em parceira com os clubes locais, «que dispõem hoje de um conhecimento e experiência que deve ser colocado ao serviços da promoção do concelho».

Uma das das prioridades da Câmara de Albufeira é o apoio à aquisição de viaturas, num processo que teve início em 2016, com a cedência de 20 mil euros por entidade, a seis diferentes clubes do concelho para apoio à renovação de frota.

«É um processo que queremos reforçar, porque o parque automóvel dos clubes necessita de renovação e vamos empenhar-nos em criar as condições para garantirmos que o transporte das nossas crianças e jovens seja feito em segurança», concluiu Carlos Silva e Sousa.

Comentários

pub